Com a retomada das operações da Guerra prevista para maio, e com a nova marca de implementos rodoviárias que se estabeleceu em Caxias, a Estrada, o mercado de contratações se agitou na última semana. Mas com a geração de novas vagas na cidade, como fica a média salarial de alguns cargos-chave no mercado local? Um dos postos mais comuns na indústria caxiense é o de soldador, que também é uma das vagas operacionais mais importantes para quem fabrica implementos. Profissionais de RH de empresas de Caxias estão trocando informações sobre a remuneração média destes profissionais, pois acreditam que a chegada das fabricantes vai impactar o mercado de trabalho.
Alexandre Noya, consultor organizacional e de RH para postos estratégicos, aponta a tendência de movimentação da massa salarial nas funções de entrada.
_ É uma função que requer demais da destreza manual, engajamento e capacitação, além de uma questão de maior ou menor consumo de insumos na operação. Então é importante que os RHs atuem com práticas de remuneração estratégicas em casos de funções-chave _ recomenda o especialista.
De acordo com Noya, que já foi vice-presidente da Associação Serrana de Recursos Humanos (ARH), a última pesquisa salarial, realizada no ano passado e já com o impacto da pandemia, apontou que um soldador júnior recebe na faixa de R$ 2,1 mil, e um pleno na média de R$ 2,6 mil.
_ Estão vindo a Guerra, a Estrada, e a Randon, Marcopolo e Agrale também estão com movimentos interessantes. E o soldador se aplica em diversos segmentos. As empresas menores podem sofrer um pouco mais se não tiverem capacidade de acompanhar os valores _ aponta o especialista.
O consultor destaca que, em geral, quando as empresas se colocam no mercado costumam oferecer uma remuneração um pouco acima da média justamente por ainda não ser tão conhecida no mercado de trabalho local. Quando as empresas já atuam no segmento, muitas vezes, seguem também uma política de remuneração do grupo.
O movimento de mercado, segundo o especialista, incentiva também as empresas a buscar mais pesquisas de mercado, compartilhar mais dados, para que não sejam surpreendidas quando profissionais buscarem novas oportunidades.