O Conception Centro de Reprodução Humana, de Caxias do Sul, selou uma parceria com o Instituto Valenciano de Fertilidade (IVI), referência mundial em tratamentos de reprodução assistida, sediado em Buenos Aires, na Argentina. Agora, as pacientes que precisam de óvulos doados para conseguir engravidar passam a ter uma opção a mais de tratamento, que reduz o tempo de espera para iniciar a fertilização.
Se antes a única opção era realizar fertilização in vitro com óvulos doados por compartilhamento – nesse caso, a mulher entra em uma fila de espera e aguarda alguém com as características compatíveis doarem os óvulos – agora será possível importar os óvulos do IVI Bank, que dispõe de uma vasta diversidade de doadoras.
As negociações com o IVI Argentina se iniciaram em 2019 e foram concluídas em janeiro de 2020, com a chegada de mais de cem óvulos já destinados a atender casais que estavam na espera para a realização do tratamento.
Investimentos no laboratório
Para atender o maior número de tratamentos que o Conception projeta com essa parceria, a clínica de Caxias do Sul recebeu melhorias no laboratório.
_ Investimos em nova tecnologia que permitirá dobrar nossa capacidade de realização simultânea de tratamentos e impactará positivamente em nossas taxas de gravidez _ comenta o diretor do Conception, Fábio Firmbach Pasqualotto.
Para realizar os primeiros tratamentos com os óvulos importados, Santiago Giordana, diretor do Laboratório de Fertilização in Vitro do IVI Argentina, acompanhou a equipe do Conception, auxiliando a realizar o descongelamento das amostras, além de fazer a consultoria laboratorial.