O encerramento da produção de veículos da Ford no Brasil também provoca impactos na Serra Gaúcha, cuja produção industrial é voltada para o setor automotivo. O ramo de plásticos é um dos principais fornecedores de componentes para este mercado. Entre as empresas da região que estavam produzindo itens para a montadora americana está a Sulbras Moldes e Plásticos, que tem fábricas em Caxias do Sul e Cabo de Santo Agostinho (PE). Segundo o diretor Leocádio Nonemacher, a Sulbras fornecia para sistemistas das operações da Ford no Brasil.
A empresa caxiense tinha sido contatada, recentemente, para fabricar componentes plásticos para levantar vidros dos novos modelos que serão produzidos pela montadora americana. A Sulbras chegou a fazer toda a parte ferramental do pedido, quando foi informada para paralisar o processo. A expectativa agora é de ser indenizada pela contratante. A fabricante da Serra também já fornecia itens para outros veículos fabricados pela Ford, como a Ecosport e o Ka. São componentes para o limpador de para-brisa ou mesmo para a bomba de combustível, por exemplo.
Mesmo com este impacto da saída da Ford, o diretor da Sulbras diz que ele é pequeno e já vinha sendo esperado, pois os pedidos de sistemistas da montadora já vinham sendo reduzidos nos últimos tempos.
Uma porta se fecha com saída da Ford, mas outra pode ser abrir
A Sulbrás também tem outras grandes montadoras de veículos como destino final de seus produtos. Por isso, o diretor da empresa tem expectativa de que o espaço deixado pela Ford no Brasil seja ocupado por outras fabricantes automotivas. Esta é a mesma esperança da Pisani Plásticos, com operação em Caxias do Sul e Pindamonhangaba (SP). De acordo com o presidente da companhia, Paulo Webber, a unidade paulista fornece para General Motors (GM) e Honda. Eles fabricam os moldes para novos veículos. Com a pandemia, os lançamentos não vieram, mas ele acredita que a retomada está próxima até pelos anúncios de novos investimentos feitos recentemente pela GM. Neste caso da Pisani, que não fornecia para a Ford, a saída dela do país abre portas.
Robôs da Ford
Outra oportunidade que surgiu para a Serra com o fechamento da Ford foi aproveitada pela Randon. Em agosto, foram comprados 254 robôs da fábrica de caminhões que a Ford fechou em São Paulo, que serão utilizados pela Randon Tech Solutions (RTS) Industry Ltda, nova unidade do grupo com previsão de iniciar a operação neste primeiro trimestre do ano.