Uma tradicional empresa de Caxias do Sul, com 40 anos de atuação no transporte de cargas, anuncia sua venda para um grupo paranaense, com matriz em São José dos Pinhais.
A Transportes Translovato, fundada em 17 de julho de 1979, por Neri Carlos Lovato, acaba de ter sua aquisição comunicada pela BBM Logística, companhia de capital aberto, à Bolsa de Valores. O contrato prevê a compra de 100% do capital social da transportadora, com sede na cidade serrana, mas unidades espalhadas pelo país.
Os números dimensionam a projeção da Translovato: com 2,7 mil clientes, atendendo indústrias de setores como coureiro-calçadista, atacadista, farmacêutico, têxtil, casa e construção e metalurgia, tem cobertura em mais de 3,2 mil cidades e faturamento anual de R$ 400 milhões.
Anualmente, são 3 milhões de despachos, mais de 400 mil toneladas transportadas e a movimentação de cerca de 34 milhões de volumes.
A BBM destaca que a compra da Translovato fortalece sua atuação no segmento de transporte de cargas fracionadas e está alinhada à estratégia de crescimento via aquisições. A meta é ampliar a abrangência geográfica de atuação e complementar a capacidade de prover soluções logísticas.
A conclusão da transação ainda depende de aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A BBM é uma empresa nacional, com atuação nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, além de Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile.
Em nota ao mercado, a Translovato garante que continuará atuando no curso normal dos seus negócios e nada será alterado. A associação entre Translovato e BBM Logística criará um dos maiores operadores logísticos do Mercosul, afirma texto assinado pelo fundador Neri Carlos Lovato.
"Pessoalmente, tenho uma imensa honra de todas as conquistas que foram alcançadas por nossa equipe nesses 40 anos de existência e estou muito orgulhoso em repassar essa experiência para a formação de uma empresa com excelente nível de serviço em suas operações, diversos investimentos programados e agora mais de 4 mil profissionais e um faturamento estimado de R$ 1,3 bilhão para 2020."
O nome e o modelo de negócio da Translovato não serão alterados. "Continuarei minha trajetória na Translovato e BBM" finaliza Neri Carlos Lovato.
Mais uma empresa genuinamente local é incorporada por um grupo nacional. Para alguns, uma lástima. Para outros, uma conquista. Depende do ponto de vista.