Ainda não entrou na pauta dos consumidores. Mas dos supermercadistas sim. Pesquisa divulgada pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) aponta que o setor gaúcho pretende ampliar em 9,5% as vendas de Natal e Ano-Novo na comparação com o ano passado.
A expectativa está amparada em entrevistas com consumidores e empresários do setor de todo o Estado. É preciso preparar o bolso, pois os preços de itens típicos de Natal e Réveillon estão em média 8,5% superiores aos praticados nas festas de 2018.
A alta do dólar encareceu produtos como pescados/bacalhau (12,5%), vinhos e eletrodomésticos (10%) e itens de bazar (8,6%). No entanto, 90% dos supermercados prometem promoções ao longo de dezembro. Os feriados de Natal e Ano-Novo caem na quarta-feira, um dos fatores decisivos para o crescimento nas vendas.
– Haverá a compra do final de semana e uma nova visita às lojas na véspera do Natal e do Ano-Novo – prevê o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.
Detalhe: os caixas dos supermercados deverão receber cerca de R$ 2,8 bilhões advindos do 13º salário, sobretudo em compras de itens como aves natalinas, bombons, espumantes, lentilha, bebidas e presentes.