Já está provado: manter-se dependente do mercado nacional é temerário, pelo alto risco da retração do consumo e da paralisação de obras de infraestrutura. O melhor, especialmente às grandes empresas, é diversificar a clientela, apostando com força nas exportações.
Para aproximar o empresário desse filão promissor, a CIC de Caxias sediará na próxima quarta-feira (dia 21) a 18ª edição do Seminário de Negócios Internacionais da Serra Gaúcha.
Cases inspiradores de companhias como Soprano, Pettenati Indústria Têxtil, Scheer Churrasqueiras, Unicasa Indústria de Móveis e Tramontina serão apresentados por seus executivos no evento, sob o tema “Experiências internacionais para seu negócio”.
A palestra de abertura ficará por conta do analista da Gerência de Qualificação e Competitividade da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Laudemir Müller, falando sobre “A busca da competitividade no comércio exterior”.
Além de conquistar destinos internacionais, o importante é mantê-los e ampliá-los, já que há risco de crises, como a que ocorre hoje na Argentina.