O primeiro ímpeto é comemorar um crescimento fora da curva normal de ascendência. Isso mesmo: em maio, a economia caxiense avançou 17,3% em relação ao mesmo período de 2018. Mas há um porém que faz com que o percentual não seja tão preciso assim.
Leia mais
Loja muda de endereço em Caxias para reduzir custo com aluguel
Duas empresas se unem, criando uma das maiores agências de marketing da Serra
Em maio de 2018, vivíamos a greve dos caminhoneiros, fazendo com que a base de comparação seja baixa e não fidedigna. Mesmo assim, todos os percentuais divulgados pela CIC e CDL, em todas as bases de comparação, estão no azul. Isso permite que se diga: as palavras crise, recessão e retração saíram do vocabulário de entidades de classe e de empresários. Em seu lugar, entram termos como expectativa, retomada, potencial de crescimento, reformas.
Embora tenha demorado a engrenar, o comércio esboça uma recuperação bastante acentuada, com percentual de 20% ao longo do ano. Ou seja, o varejo começa a sentir o reflexo de uma indústria que vem deslanchando por conta da demanda represada nos últimos anos de crise econômica.
Os números não desmentem: a utilização da capacidade instalada no parque fabril caxiense está em 76,7%, acima do mesmo período do ano passado, quando era de 75,9%, e 10 pontos percentuais acima do período da retração.
Mais pedidos às indústrias significam menos máquinas paradas e menos trabalhadores demitidos. Que a nova onda de otimismo infle ainda mais os negócios e injete esperança no mercado, uma vez que o humor da economia é movido por confiança para investir, contratar e ousar.
O comércio de Caxias avançou 25,8% em maio em relação ao mesmo mês do ano passado. O índice impressiona, mas é preciso lembrar do Dia das Mães, data sentimental e sedutora em vendas.
Caxias do Sul emprega um exército de 166.564 empregados com carteira assinada, boa parte na indústria e na construção civil, que absorve 75.654 profissionais. O número cresce, mas ainda estamos longe do pré-crise. Em 2013, a cidade empregava 183.173 pessoas, 16,6 mil a mais.
Leia ainda
Marcopolo, de Caxias, envia 120 ônibus ao Chile
Quem são as lideranças que assumem três entidades da Serra