Com sede em Carlos Barbosa, a Santa Clara prepara-se para inaugurar sua nova indústria de laticínios em Casca (RS), em evento marcado para 12 de julho, com a presença de autoridades, associados e funcionários da cooperativa.
Leia mais
Criado o Itinerário Cultural de Aldo Locatelli, em Caxias do Sul
Negociação salarial na mesa dos metalúrgicos de Caxias do Sul
A novidade representa investimento de R$ 130 milhões e gerará 150 empregos diretos até 2021. Mais de 50 funcionários já estão trabalhando na nova indústria.
Instalada na Estrada RS-129, Km 165, a construção de 22 mil metros quadrados já está concluída e em fase final de testes dos equipamentos para envase do leite UHT. A capacidade instalada é para industrialização de 600 mil litros por dia, começando em julho com processamento previsto de 300 mil litros/dia.
A nova unidade processará todas as versões de leites UHT: integral, desnatado, semidesnatado e zero lactose, ampliando futuramente para outros produtos derivados.
Atualmente, a Santa Clara já conta com duas plantas de processamento de leite no Estado, uma localizada em Carlos Barbosa e outra em Getúlio Vargas.
Em 2018, a cooperativa recebeu 285 milhões de litros de leite de seus 3,3 mil produtores em atividade em 136 municípios gaúchos.
Além de laticínios, a empresa atua nos ramos de frigorífico suíno, fábrica de rações, cozinha industrial e varejo, com 11 supermercados, 15 mercados agropecuários e uma farmácia. Hoje, são 5,5 mil famílias associadas, 2.150 funcionários e um mix de 350 produtos entre leite e derivados, embutidos e cortes suínos, doces e sucos de frutas.