Um grupo de empresários caxienses reúne-se nesta quarta-feira com executivos e o prefeito de Torres, Carlos Souza. O objetivo é discutir e dar sequência à ideia de construir um porto marítimo na cidade litorânea, o que facilitaria a escoação de produtos da Serra, que deixaria de depender do Porto de Rio Grande, mais distante.
Isso reduziria custos e transformaria a região, com vocação industrial, em mais competitiva. Integra a comitiva local o empresário Ovídio Deitos, diretor da Urbanizadora Rodobrás e presidente do PP caxiense. Ele informa à coluna que esse movimento para buscar a viabilidade de um terminal portuário de cargas em Torres não é de hoje. Há estudos antigos sugerindo condições de se transformar a cidade litorânea em uma nova rota logística de produtos, bandeira inclusive defendida pelo senador eleito Luis Carlos Heinze, do mesmo partido.
Após visitar Torres, a comitiva de empresários gaúchos tem agenda na quinta-feira no polo de Joinville para conhecer o funcionamento do porto de Santa Catarina. E, quem sabe, buscar inspiração e caminhos.