OSucateiro.com, startup para vender sucata industrial criada há dois anos por empreendedores de Caxias, ganha projeção internacional.
A plataforma digital entrou no ar em espanhol, em fase de testes, focada em cadastrar as máquinas no Brasil, e será lançada no Exterior na quinta-feira. Em março, será a vez de estrear a versão em inglês e, ainda no primeiro semestre, o site também explorará um mercado maximizado: a China, a partir da adaptação para o mandarim.
Mais do que ganhar o mundo, a exportação decorre do problema que muitas empresas brasileiras estão enfrentando: dar destino adequado às máquinas que possuem inconformidades com a NR12.
A norma de segurança exigiu readequações de maquinários. Em função dos custos altos, a maioria das indústrias considerou mais vantajoso comprar máquinas novas do que atualizá-las.
– Isso criou um verdadeiro cemitério de máquinas em todo o país. Há empresas com vários pavilhões inteiros cheios de equipamentos – explica Rafael Davi Valentini, CEO de OSucateiro.com.
Com isso, o destino recomendado a esses equipamentos é a exportação, já que as máquinas não podem ser vendidas no Brasil.