Embora a retomada econômica ainda deva demorar para chegar efetivamente, os brasileiros já têm um motivo para respirar mais aliviados: o cenário não vai piorar mais. A análise é de Felipe Meneguzzi Macedo, assessor de investimentos e sócio da caxiense Messem Investimentos Financeiros. Em encontro com a imprensa realizado nesta quarta-feira, o especialista projetou os rumos da economia brasileira:
– A grande notícia é que o pior já passou. A sangria acabou. Ainda estamos descendo a serra com cerração, mas não é mais uma cerração com chuva – resumiu.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
As incertezas políticas ainda são o principal fator no travamento dos investimentos do país, acredita Macedo. A tendência, porém, é que o cenário mude quando o governo deixar de ser provisório.
– Um governo interino traz muita instabilidade. Uma vez que ele for oficializado, a confiança vai voltar aos poucos – analisa.
Ainda segundo o assessor de investimentos, o grande erro do governo de Dilma Rousseff foi não ter dado continuidade à estratégia de Lula de oferecer autonomia ao Banco Central (BC).
Em 2016, conforme as projeções das instituições financeiras que colaboram com o BC para a elaboração do Boletim Focus, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro fechará em queda de 3,35%. O crescimento, ainda que tímido, deve vir em 2017: o boletim prevê alta de cerca de 1% no próximo ano.