A união entre empresários, comunidade e usuários de rodovias, por meio da campanha Reconstrua #BR-116, segue ativa. Após a recuperação do km 170 da BR, destruído pela enchente de maio, novas ações estão sendo feitas na região.
Uma das principais atividades do momento é um tapa-buracos na Rodovia dos Imigrantes, entre Nova Petrópolis e Linha Nova. A partir da interdição da ponte da BR-116 sobre o Rio Caí, esta via tornou-se a principal alternativa para ligação entre Caxias e a região das Hortênsias, e para auxiliar na recuperação rápida do pavimento, a campanha decidiu destinar os recursos para este ponto.
Outras obras também foram apoiadas. É o caso da recuperação da cabeceira da ponte do Bananal, no limite entre Vale Real e Feliz, que também é uma das alternativas restantes para travessia do Rio Caí. Para esta atividade foram doadas 39 carretas com pedras, que foram usadas para reconstituir uma das cabeceiras levada pelas águas.
Já a estrada que liga os distritos caxienses de Santa Lúcia do Piaí e Vila Cristina recebeu uma carga de 50 caminhões de pedra, para reconstituição do leito. Antes disso, a campanha também já havia apoiado a recuperação da cabeceira da ponte sobre o Arroio Pinhal, na RS-452.
De acordo com a empresária Simone Fagundes, uma das coordenadoras da campanha, todos esses trabalhos têm sido feitos a com o dinheiro obtido por meio de doações e da vaquinha on-line. O total arrecadado foi de R$ 489.398,31. Como a recuperação da BR-116 não utilizou toda a verba, decidiu-se apoiar outras ações pela região. Ela ainda ressalta que uma prestação completa das contas deve ser apresentada nas próximas semanas.