A prefeitura de Passo Fundo e o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) firmaram um termo de cooperação para a construção do trevo do distrito industrial de Passo Fundo, na RS-324. A autorização do governo do Estado aconteceu na quarta-feira (7), na capital gaúcha.
Em junho deste ano, uma mobilização de empresários e da prefeitura buscava a aprovação do Daer para a realização da obra. No dia 10 de julho, o projeto foi entregue ao departamento em Porto Alegre.
O setor privado encabeçou a iniciativa de construção do novo acesso ao distrito industrial Paulo Rossetto, área de 1,6 quilômetro de extensão às margens da rodovia, entre o Km 173 e Km 175. O Município informou que vai investir R$ 15 milhões na obra.
Com a assinatura do termo, a prefeitura está apta a realizar a licitação para a contratação da empresa que fará a obra. A previsão é de que os trabalhos durem dois anos até a entrega do novo trevo à comunidade.
O que diz o Daer
Atualmente, o distrito industrial Paulo Rossetto abriga mais de 20 empresas e 2 mil colaboradores em diversas áreas de negócios. Conforme o Daer, o projeto para a construção do trevo é um pedido antigo do município e a execução da obra possibilitará que novos empreendimentos se beneficiem do acesso. Confira a posição do departamento:
"O Daer informa que o projeto do trevo da ERS-324 é uma reivindicação antiga do município que começou como um acesso conjunto a todos os empreendimentos comerciais da região.
Pelo fato de a demanda ser muito importante para o município, envolvendo também o bairro Valinhos, a prefeitura tomou a frente desse projeto e, em conjunto com os empresários, procurou o Daer, que o aprovou e realizou a assinatura de um termo de cooperação permitindo que a prefeitura, em parceria com os empresários, executasse essa obra, que possibilitará que novos empreendimentos se beneficiem do acesso que será construído."