Uma mobilização de empresários e da prefeitura de Passo Fundo busca a autorização do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para a construção de um novo trevo na RS-324, próximo ao Gran Palazzo.
A iniciativa privada elaborou o projeto visando a construção do novo trevo de acesso ao distrito industrial Paulo Rossetto. Na proposta, a nova infraestrutura tem 1,64 quilômetro de extensão, abrangendo do km 173 ao km 175. O projeto foi criado pela empresa Bortolamedi Engenharia e doado ao Daer.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, a prefeitura pretende assumir a execução das obras. No entanto, por se tratar de uma via estadual, é necessária autorização do Estado. Segundo ele, o investimento do Executivo está previsto em aproximadamente R$ 15 milhões.
— O documento contempla as entradas para o Distrito Industrial Paulo Rossato, ruas laterais e rótulas de entrada para as indústrias no local. A partir do momento que o Daer nos der a autorização, vamos abrir um processo licitatório para que empresas se candidatem para realizar a obra — disse.
Em reunião entre os empresários envolvidos e a prefeitura, nesta quinta-feira (13), o Executivo informou que o prefeito Pedro Almeida solicitará a autorização do Daer formalmente ao governo do Estado. A prefeitura informou que o município já solicitou uma reunião com o Daer para a próxima semana. Se o projeto sugerido for autorizado sem alterações, a obra tem previsão de dois anos para ser concluída.
O que disse o Daer
Em nota, o Daer informou a GZH que o projeto encaminhado pela iniciativa privada trata-se de um acesso comercial e que será avaliado em momento oportuno. O órgão informou, ainda, que estão em elaboração os projetos para obras em outros trevos de acesso ao município, como o da Caravela e do bairro Santa Marta, com expectativa de que sejam licitados ainda neste ano. Leia na íntegra:
"O Daer informa que reconhece a importância da realização de obras no trevo Gran Palazzo, na ERS-324, em Passo Fundo, bem como em outros trevos de acesso ao município, como o da Caravela e o do bairro Santa Marta. Para estes, o Daer já está elaborando os projetos. A expectativa é de que fiquem prontos e sejam licitados ainda neste ano.
Já o projeto do trevo Gran Palazzo, feito pela iniciativa privada, em conjunto com a prefeitura, trata-se de um acesso comercial, que já foi apresentado ao Daer, e será avaliado no momento oportuno".