Foi entregue nesta quarta-feira (10) ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), em Porto Alegre, o projeto para a construção do trevo do distrito industrial, na RS-324, em Passo Fundo. O plano de trabalho foi elaborado pela iniciativa privada e o município deve investir recursos para a execução da obra.
Na proposta dos empresários, a nova infraestrutura terá 1,64 quilômetro de extensão no Bairro Valinhos e deve facilitar o cruzamento da rodovia, que tem intenso fluxo de veículos. O município informou que vai disponibilizar R$ 15 milhões para a obra. Entretanto, como o acesso fica em uma rodovia estadual, a autorização do Estado é necessária para as melhorias.
Após a reunião com o grupo de empresários e representantes do município, o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, disse que o processo agora vai seguir os trâmites internos até a autorização ser formalizada.
— Vamos fazer tramitar rapidamente o processo para poder, dentro de algumas semanas, dar um retorno para Passo Fundo — afirmou Faustino.
Com a autorização do Daer, será possível abrir a licitação para a contratação da empresa responsável pela execução da obra, que pode levar dois anos.
— A parceria é um exemplo de como a cooperação pode resultar em melhorias significativas para a infraestrutura e o crescimento econômico local — disse o secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Diorges Oliveira.
O distrito industrial Paulo Rossetto abriga mais de 22 empresas e mais de 2 mil colaboradores de diversos empreendimentos industriais e áreas de negócios.