Quatro dos 17 feridos no acidente envolvendo dois ônibus e uma camionete na BR-290 em Porto Alegre seguem internados. Todos estavam em um ônibus que partiu de Passo Fundo e colidiu com outros dois veículos pouco antes de chegar na Capital na manhã de terça-feira (16).
Dos internados, três estão no Hospital de Pronto-Socorro, sendo dois em estado estável e um na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O quarto passageiro segue no Hospital Cristo Redentor, em estado estável.
Um dos passageiros que já teve alta e retornou para Passo Fundo é o empresário Vinícius Fontana. Com fraturas no nariz e em alguns dentes, ele foi liberado por volta das 17h30min de terça.
Naquele dia, Fontana faria um bate-volta para cumprir um compromisso jurídico na capital. Quase chegando em seu destino, ele conta que havia escorado a cabeça na poltrona da frente para mexer no celular. Foi aí que sentiu o ônibus começar a frear no meio da Freeway:
— Íamos em uma velocidade constante, porque estávamos na Freeway. Ao escorar minha cabeça senti que o ônibus começou a frear, mas não bruscamente. Ele foi reduzindo aos poucos e nisso veio o choque, quando batemos. Ninguém soube explicar o que aconteceu, ele foi freando do nada, não tinha algo parado na via para desviar. Ele foi parando lentamente — lembra.
O socorro foi rápido. Vinicíus conta que, por estar consciente e se considerar menos ferido que os demais, acompanhou os outros passageiros serem resgatados:
— Vi praticamente todos serem socorridos. Foram tirados pelas janelas porque não tinha como sair pela frente. Tinha gente próximo a mim com suspeita de fratura nas pernas e na bacia, com ferimento na cabeça, e iam ficando mais ansiosos, desesperados. Mas eu estava bem, em meia hora estava no hospital, e acho que fui um dos primeiros a ter alta.
O acidente
O acidente aconteceu no km 94 da BR-290, no sentido litoral-capital. A colisão envolveu dois ônibus — um de transporte interurbano (sem passageiros) e outro que fazia a linha Passo Fundo-Porto Alegre, da empresa TTL — e uma Equinox.
Conforme levantamentos periciais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus interurbano estava parado na faixa da esquerda quando foi atingido na traseira pelo ônibus intermunicipal. A Equinox, que vinha atrás, bateu de leve no segundo veículo logo após a primeira colisão.
No ônibus intermunicipal havia 18 pessoas; 17 delas deram entrada em hospitais de Porto Alegre, sendo duas em estado grave. Não houve feridos nos outros veículos.
Empresa presta apoio aos feridos
Por meio de nota, a empresa de transportes TTL, que fazia a rota Passo Fundo a Porto Alegre, disse que está entrando em contato com os lesados pelo acidente. Questionada sobre o estado de saúde do motorista, informou que ele passou por uma cirurgia e "se recupera bem".
— Temos dado toda a assistência desde que aconteceu o acidente. No primeiro momento, nossa equipe foi aos hospitais e damos atendimento personalizado para todos os envolvidos, tanto as vítimas que já foram pra casa, e aqueles que ainda precisam. Fornecemos suporte para as vítimas 24 horas e ainda fazemos contato. O SAC está orientado e presta todas as informações aos familiares e lesados — afirmou a companhia.