Um dos ônibus envolvidos em acidente na BR-290, em Porto Alegre, nesta terça-feira (16), havia saído horas antes de Passo Fundo, no norte gaúcho. A administração da Rodoviária de Passo Fundo confirmou que o veículo deixou o terminal por volta das 7h.
O ônibus tinha Porto Alegre como destino e 17 passagens vendidas. Conforme a Secretaria de Saúde de Porto Alegre (SMS), os 17 passageiros do veículo ficaram feridos, sendo pelo menos dois homens em estado grave, de 54 e 43 anos.
Outros 10 homens e cinco mulheres estão em estado estável — eles têm idades entre 39 e 74 anos, segundo a SMS. Conforme a empresa responsável pelo transporte, TTL, no momento 12 passageiros são atendidos no Hospital Cristo Redentor e cinco no Hospital de Pronto-Socorro (HPS).
"A empresa está prestando assistência aos passageiros e familiares. Sobre o estado de saúde só os hospitais informam, quando autorizados pelos pacientes ou familiares", disse a nota encaminhada a GZH Passo Fundo.
Veículo ficou preso às grades da freeway
Conforme a CCR, concessionária que gerencia o trecho, o ônibus que fazia a linha Passo Fundo a Porto Alegre ficou prensado junto à grade que separa as duas pistas da estrada.
O outro ônibus, modelo interurbano que vinha na frente, não levava passageiros. Os ocupantes da caminhonete Equinox não sofreram ferimentos.
O acidente ocorreu no principal acesso de Porto Alegre, no sentido litoral-capital, próximo à Ponte do Guaíba. O acidente deixou um congestionamento de aproximadamente 3 quilômetros, com lentidão já nas imediações da Arena do Grêmio.
O trânsito só foi completamente liberado por volta das 14h50, após a perícia e a limpeza do local.