O fluxo de veículos na BR-386, entre Marques de Souza e Fontoura Xavier, foi liberado na tarde desta terça-feira (7) e, com isso, agora é possível percorrer o trajeto de Carazinho até Lajeado, no km 350, sobre a ponte sobre o Rio Taquari.
O trecho faz a principal ligação entre o norte gaúcho e a Região Metropolitana. O tráfego vale para veículos leves e pesados e opera em sistema de contrafluxo apenas por pista simples no sentido Capital, com limite de velocidade de 40 km/h. Conforme a CCR ViaSul, ainda existem 16 pontos com bloqueio parcial entre Carazinho e Lajeado, onde o fluxo opera em sistema pare e siga por via provisória.
As equipes da concessionária seguem avaliando as condições dos trechos afetados pelas inundações a fim de desobstruir as vias fundamentais para o transporte de pessoas e recursos. Ainda há bloqueio total em Montenegro e Nova Santa Rita, entre os quilômetros 426 e 429, em ambos os sentidos, por causa de alagamento na pista.
Como rota alternativa até Porto Alegre, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) indica, depois de Lajeado, o acesso a Tabaí, Montenegro, Portão, Novo Hamburgo, Taquara, Gravataí e Viamão. A orientação, contudo, é que os motoristas evitem utilizar a rodovia neste período, exceto em casos de urgência.