A CCR Via Sul adiou o bloqueio que estava previsto no trecho entre o km 258 e o km 260 da BR-386, entre Soledade e Fontoura Xavier, no norte gaúcho nesta quarta (6) e quinta-feira (7). No local aconteceriam detonações de rochas para a duplicação da rodovia.
Segundo a concessionária, o motivo do adiamento dos trabalhos é a "reprogramação de logística". Ainda não há uma nova data para a execução das atividades.
É a segunda vez que os trabalhos de detonação são adiados esta semana. A interrupção da via estava prevista para começar na terça (5), mas foi cancelada por causa do tempo instável. Serão removidos cerca de 3 mil metros cúbicos de rochas, o que demandará cerca de 1,5 tonelada de explosivos.
No momento, a CCR ViaSul executa as fases de terraplenagem, drenagem, supressão e instalação das infraestruturas para a construção de pontes e viadutos. A empresa explica que a reprogramação para esta quarta é referente somente à detonação de rochas, os demais serviços ocorrem normalmente.
Além da duplicação, são feitos oito quilômetros de novas vias marginais, duas novas interseções, dois retornos, uma passagem inferior e duas novas pontes.
Desde 2021, a CCR ViaSul trabalha na duplicação do trecho entre Marques de Souza e Lajeado, num total de 20,3 quilômetros de novas pistas. Destes, 11,5 quilômetros já foram entregues.
Ainda seguem em implantação novos dispositivos de segurança, como 50 quilômetros de defensa metálica, nove quilômetros de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais.