Quem depende do deslocamento pela BR-285, em Passo Fundo, tem sido impactado nas últimas semanas com as obras de manutenção da pista, que se estende desde o Aeroporto de Passo Fundo até o trevo de acesso na RS-324. A situação complica ainda mais em horários de fluxo maior de veículos, como o início da manhã e o fim da tarde.
Nesta quarta-feira (12), o impacto no fluxo do trânsito foi grande. Congestionamentos foram registrados durante a manhã em diferentes horários, em razão das obras, no trecho entre o acesso do bairro Cidade Nova e a Universidade de Passo Fundo (UPF).
No sistema de "pare" e "siga", o fluxo foi direcionado em uma pista apenas, com liberação a cada 15 minutos. Além disso, uma máquina apresentou problemas na pista, o que também impactou no atraso do trabalho dos operadores.
Pintor em Passo Fundo, Daniel Assis trafega diariamente até o trabalho, em um condomínio privado, próximo da universidade. Segundo ele, foram mais de 40 minutos perdidos no trânsito, por volta das 8h desta quarta-feira, o que tem se tornado rotina nos últimos dias.
— Consegui sair do congestionamento por volta das 8h40min. Perdi bastante tempo parado aqui (na obra). Para mim, é um pouco mais tranquilo o atraso, porque trabalho por conta, mas sempre é chato chegar atrasado — afirma.
Para a tarde, Assis relatou que tentaria uma alternativa ao acessar o bairro Cidade Nova para chegar até a Avenida Brasil e ir ao trabalho pelo bairro Petrópolis.
— A gente acaba tendo que entrar na cidade nestes casos, porque acaba sendo mais rápido, diferente de dias normais — completa o pintor.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) regional de Passo Fundo, cerca de 20 mil veículos transitam diariamente, em média, entre a região da Universidade, Avenida Brasil e Cidade Nova.
Para quem está viajando, as obras também impactam no cronograma de horários. Em deslocamento de Florianópolis a Palmeira das Missões, Adão Quadros também ficou parado no trecho nesta quarta-feira.
— Nós temos que esperar, não temos o que fazer, infelizmente. Faz parte do processo das obras. Estou pegando muitas máquinas na estrada, então, é preciso ter paciência. Ontem mesmo já fiquei quatro horas em fila, em outras regiões — declara.
Enquanto alguns aguardam no trânsito, outros aproveitam para ampliar a renda. É o caso de Vanderlei da Silva que, junto de outros três colegas, comercializa mandolate, suporte para celular e pen drives com músicas para quem está parado no local. De Erechim, a equipe acompanha os trechos das obras diariamente.
— Nós aproveitamos que o trecho fica parado e oferecemos o nosso trabalho. Isso ajuda na renda. Estamos acompanhando em Passo Fundo desde quando a obra estava no Aeroporto — conta.
Obra segue até o fim de abril
O Dnit realiza a obra de melhorias de pista há cerca de duas semanas na BR-285, em Passo Fundo. O trabalho é realizado em um trecho de 15 quilômetros, que vai desde o acesso do Aeroporto Lauro Kortz até o trevo de acesso a RS-324.
De acordo com o Dnit regional, estão previstas a remoção dos pavimentos com problemas, aplicação de nova camada e repintura de toda sinalização.
Nesta semana, o trabalho está concentrado em reparos localizados, em pontos identificados com problemas de pavimento e obturação com concreto asfáltico, segundo o Dnit regional de Passo Fundo. Em dez dias, uma nova camada de asfalto deverá ser aplicada.
As equipes atuam de segunda-feira a domingo, com exceção em dias de chuva. Após o trabalho em Passo Fundo, o DNIT deverá seguir em uma nova etapa de trabalho na BR-285, em Carazinho.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.
Temos um canal direto de compartilhamento de notícias via WhatsApp, com acesso rápido.
Para entrar no grupo, basta acessar o link: https://bit.ly/GzhPassoFundo