Ao longo da última semana, peixes foram encontrados mortos às margens do Rio Jacuí-Mirim, em trecho localizado no interior de Tio Hugo, no norte do Estado. Os animais foram avistados por um morador da região, que denunciou a situação de forma anônima à Patrulha Ambiental de Carazinho (Patram).
A partir disso, o órgão realizou vistoria no curso do rio, na segunda-feira (10). No entanto, não foi identificada contaminação na água e não há locais de despejo nos arredores, o que dificulta o rastreamento da origem de uma possível presença de contaminantes.
De acordo com Fernando Teixeira, que comanda a Patram, não foi localizado indício de mortandade de peixes, conforme relatado na denúncia:
— No patrulhamento do local, encontramos apenas dois peixes, já em estado avançado de decomposição. As causas podem ser diversas, desde contaminação por agrotóxicos até causas naturais, pela baixa do rio durante a seca.
Agora, a patrulha fará um monitoramento na região, em diferentes datas e horários, na tentativa de identificar alguma anormalidade no ambiente.
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que também recebeu a denúncia, informou à GZH Passo Fundo que o município de Tio Hugo será oficiado para demais apurações. No entanto, o secretário municipal do Meio Ambiente, Geder Follmer, afirma que, até o momento, a pasta ainda não foi notificada pela instituição.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.
Temos um canal direto de compartilhamento de notícias via WhatsApp, com acesso rápido.
Para entrar no grupo, basta acessar o link: https://bit.ly/GzhPassoFundo