Morreu na manhã desta terça-feira (28) o segundo passageiro do acidente com ônibus que tombou em Cruz Alta, no último domingo (26). Ele estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital São Vicente de Paulo. Na segunda-feira (27), Rosania Garcia, 60 anos, também não resistiu aos ferimentos e morreu, no mesmo hospital.
Maicon Teixeira Barros, 42 anos, estava internado em estado grave desde que o veículo em que ele viajava tombou na RS-342. A morte foi confirmada pela família e pelo hospital.
Conforme Gabriele Aparecida da Silva de Moraes, esposa de Maicon, ele estava em entubado após sofrer uma hemorragia abdominal no acidente. O hospital não divulgou a causa da morte.
O corpo da vítima vai passar por perícia no Departamento Médico-Legal (DML) de Cruz Alta. O sepultamento ocorrerá em Santa Maria. Mais detalhes ainda não foram divulgados.
Acidente
O ônibus saiu de Santa Maria por volta das 3h30min do dia 26, com destino ao Parque Aquático Lago Azul, em Santo Cristo. O veículo trafegava no sentido Cruz Alta a Ijuí quando, em uma curva do km 152, na RS-342, o motorista teria perdido o controle do veículo.
Chovia no momento do acidente. O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) informou que a documentação do motorista e do veículo estavam regulares.
No total, 40 passageiros ficaram feridos, sendo que quatro precisaram de internação. No momento, uma paciente continua internada no Hospital Santa Lúcia, em Cruz Alta. O estado de saúde dela não foi divulgado.
A empresa Gugena Transporte Turístico, responsável pelo veículo, afirmou, em nota divulgada na segunda-feira (27), que está prestando o suporte necessário às vítimas. Desde domingo (26), GZH tenta contato com a empresa DTour Viagens e Turismo, organizadora da excursão, que emitiu posicionamento somente na tarde desta terça-feira (28). Confira na íntegra:
Nota
Em virtude do acontecimento com a excursão Santa Maria/RS x Santo/Cristo RS na data de 26/02/2023, lamentamos profundamente o ocorrido. Em todas as nossas excursões, tínhamos pessoas capacitadas para exercer a atividade. Infelizmente tivemos este acidente ao longo do caminho o qual no momento chovia.
A Dtour Viagens e Turismo, sempre zelou pelo bom andamento do serviço e pela segurança de todos mas, não temos o ocntrole das coisas que não pertecem a nós como as condições da pista e do clima que podem ter colaborado. Agradecemos a todos que algum dia depositaram a confiança em nossa equipe para exercer algum passeio pois, como sempre falamos aos nossos turistas: "nós apenas agenciamos. Quem torna realidade são vocês!"
Todas as providências estão sendo tomada, inclusive com despesas pessoais. Informamos a todos que as nossas atividades estão suspensas por tempo indeterminado.
Em todas as viagens, sempre agimos dentro das normas e leis estabelecidas. Inclusive, na locação de ônibus todos com empresas e profissionais capacitados. Todas as orientações sobre segurança e demais assuntos pertinentes às viagens, sempre foram repassadas aos turistas, inclusive sobre o uso obrigatório do cinto de segurança e saídas de emergência.