O Ministério Público do Rio Grande do Sul promove nesta quinta (20) e sexta-feira (21) um seminário em Passo Fundo para divulgar o Projeto Sinais, desenvolvido para ajudar na prevenção de atos de violência extrema por jovens.
O projeto busca estabelecer canais diretos de comunicação entre a sociedade civil organizada, as famílias, o meio acadêmico e o próprio MP, para trabalhar por ambientes mais seguros nas escolas e na sociedade. São esperadas cerca de mil pessoas nos dois dias do evento.
O projeto é apresentado pelo procurador de Justiça Fábio Costa Pereira, coordenador do Núcleo de Prevenção à Violência Extrema, e pelo promotor Marcio Abreu Ferreira da Cunha.
— Queremos mostrar para as famílias, docentes e área da segurança que há sinais que um adolescente deixa quando vai para o lado da radicalização. Ninguém decide de uma hora para a outra praticar um ato de violência, um massacre, e são esses sinais que queremos compartilhar, para prevenir o problema — explica Costa.
Participam do seminário representantes das secretarias municipais da Educação de 80 municípios da região, coordenadorias regionais da Educação (CREs), escolas privadas, Brigada Militar, Polícia Civil e demais órgãos da rede de proteção de crianças e adolescentes, como os Conselhos Tutelares.
O evento acontece no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF), a partir das 13h30min.