Os índices criminais de Passo Fundo reduziram em abril e junho de 2024 na comparação com o mesmo período do ano passado. Conforme dados do programa Avante, da Brigada Militar, a queda mais significa foi dos crimes violentos letais, como homicídios, feminicídios e latrocínios: foram 14 no segundo trimestre de 2023 e cinco em 2024 — uma queda de 64%.
Também houve redução de 43% nos roubos de veículos, com quatro registros de abril a junho deste ano. Em seguida tem o roubo a pedestres, que teve 58 ocorrências no segundo trimestre, uma diferença de 36% ante o mesmo período de 2023, que terminou em 91 casos. Já os furtos de veículos ficaram em 71 registros, 22% a menos que abril a junho de 2023.
Segundo o tenente-coronel Marcelo Rovani, comandante do 3º Regimento de Polícia Montada (3º RPMon) da Brigada Militar, pelo menos quatro fatores influenciaram a redução, como ações focadas em áreas quentes, integração dentre os órgãos de segurança, mais instrução e treinamento das equipes e trabalho avançado do setor de inteligência.
A integração, segundo ele, é essencial no combate ao crime pois permite a troca de dados e busca constante pela solução dos casos. No setor de inteligência, criminosos são monitorados e o sistema auxilia a destacar o policiamento para locais onde que pode vir a ocorrer um crime.
— Temos dado bastante atenção para todos esses fatores. Isso é imprescindível para que a gente possa focar nosso trabalho, colocando uma lupa em determinados crimes e tentando resolver eles, identificando criminosos e os prendendo em conjunto com a Polícia Civil e o Judiciário — disse o comandante.
Redução ocorre nos últimos anos, avalia chefe regional da Polícia Civil
Conforme o delegado regional da Polícia Civil, Adroaldo Schenkel, a diminuição em vários indicadores criminais vem acontecendo não só nesse trimestre, mas nos últimos anos, em Passo Fundo.
— Além dos índices apresentados pela Brigada Militar, temos uma diminuição no histórico de ocorrências de roubo a estabelecimentos comerciais, a residências e a transporte coletivo — complementou Schenkel.
Segundo o delegado, não houve nenhum registro de roubo em transporte coletivo e residências ao longo do mês de junho em Passo Fundo. Quatro estabelecimentos comerciais foram roubados no mês passado, uma redução de 41% ante o mesmo mês em 2023.
Conforme o delegado, um dos principais motivos das reduções nos índices é o programa RS Seguro, do governo do Estado. A iniciativa começou em 2019 e integra todos os órgãos de segurança, especialmente Polícia Civil e Brigada Militar, além da Susepe, IGP e Corpo de Bombeiros.
— Através do programa mantemos o monitoramento constante dos indicadores e participamos de reuniões mensais, onde também definimos estratégias e verificamos eventuais crimes que estão tendo aumento. Isso nada mais é do que definir estratégias para o combate, verificar eventuais situações que exijam uma atenção melhor, visando qualificar tanto a repressão quanto a investigação e levar essas pessoas à Justiça — finalizou o delegado.