Uma reunião entre a prefeitura e governo do Estado na última quinta-feira (11) reafirmou o interesse de Passo Fundo em começar a execução dos projetos da Cidade da Polícia.
No encontro, o poder público municipal informou que avançou nos projetos e que a primeira etapa, que contempla a parte das estruturas pré-moldadas, está pronta para ser licitada.
— Sabemos que o governo passou por um período complicado de muitas demandas e decisões no período das enchentes, entre elas aquelas ligadas às questões de patrimônio, que é um pouco do que temos tratado da Cidade da Polícia. Por isso, a reunião foi realizada para reafirmar nosso interesse e ajustar os próximos passos do projeto — disse o secretário municipal de Planejamento, Giezi Schneider.
O complexo foi autorizado pelo governo do RS em janeiro e abrigará cinco delegacias da Polícia Civil, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Centro Integrado de Operação de Segurança no espaço do antigo estádio Delmar Sitoni. A obra terá custo de R$ 25 milhões e será separada em duas licitações: uma estrutural e outra de finalização arquitetônica.
Conforme Schneider, um termo de cooperação deve ser formalizado em breve para que a obra inicie — na reunião, o governo estadual se colocou à disposição para priorizar o documento que antecede o lançamento da licitação.
As enchentes que causaram mortes e estragos em boa parte do Rio Grande do Sul atrasaram a realização de novos projetos do governo estadual nos últimos meses. No entanto, a expectativa agora é seguir com o acordo de cooperação para levar o projeto adiante, relatou o secretário.
— A partir daí, podemos dar um start na primeira etapa da obra. Ainda não temos uma previsão de quando será esse início, pois tudo depende desse acordo de cooperação, mas em breve deve iniciar essa primeira fase — completou Schneider.
Problema histórico na estrutura de delegacias
Além da prefeitura de Passo Fundo e do governo do Estado, a reunião contou ainda com um delegado responsável pela área de planejamento estadual, representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão e o delegado regional da Polícia Civil Adroaldo Schenkel, que classificou a reunião como "positiva".
Segundo Schenkel, o encontro serviu para agilizar o ajuste entre o Estado e o Município e possibilitar a licitação o mais breve possível para dar início às obras.
— A Polícia Civil enfrenta um problema histórico de imóveis para suas delegacias em Passo Fundo. Por isso, essa iniciativa vai propiciar melhores condições de trabalho, produtividade e resultar em uma melhoria geral na prestação da segurança à sociedade — declarou Schenkel.