Em reunião a portas fechadas, o governo do RS autorizou a construção da Cidade da Polícia em Passo Fundo, na manhã desta sexta-feira (26). O encontro reuniu lideranças locais, regionais e o governador gaúcho, Eduardo Leite.
O complexo de segurança será construído no espaço do antigo estádio Delmar Sitoni, na Vila Dona Eliza, e abrangerá cinco delegacias da Polícia Civil, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e o Centro Integrado de Operação de Segurança. O anúncio foi confirmado em nota da prefeitura.
— Foi uma reunião técnica, onde apresentamos o projeto de construção e o governador deu autorização para que a gente dê início às questões formais e legais. Estamos bem encaminhados, a Secretaria Municipal de Planejamento já fez o esboço das plantas dos prédios — disse o secretário municipal de Segurança, João Darci Gonçalves.
Segundo o comunicado da prefeitura, a primeira parte da obra, com estrutura pré-moldada, "poderá ser licitada ainda no primeiro semestre de 2024". O investimento estimado da prefeitura é de R$ 25 milhões, incluindo a construção dos prédios e o entorno, ruas internas e área de estacionamento.
Enquanto isso, a expectativa é que o governo do RS dê os imóveis como contrapartida. O prazo de entrega é de aproximadamente dois anos depois do início das obras.
— A prefeitura está concluindo o projeto e a gente vai encaminhar também uma permuta de imóveis onde vamos repassar áreas do Estado para poder compensar os municípios pelos investimentos que vai fazer nessa parceria — disse Leite, em entrevista coletiva.
Antes, o governador afirmou que a visita a Passo Fundo inclui conversas importantes com o prefeito Pedro Almeida, especialmente no que diz respeito a segurança pública. Desde 1º de janeiro de 2024, Passo Fundo registrou sete homicídios e um feminicídio.
— A Cidade da Polícia busca dar passos na direção de melhorar a segurança pública para essa região, a partir de uma melhor estrutura no nível das nossas polícias, especialmente para a Polícia Civil — afirmou o governador.
O projeto
A Cidade da Polícia de Passo Fundo deve ter uma área total de 12 mil metros quadrados com dois prédios de 3,1 metros quadrados. Um será destinado à Polícia Civil e outro para a Secretaria Municipal de Segurança Pública e o Centro Integrado de Operação de Segurança, onde as forças de segurança poderão trabalhar de forma colaborativa.
No prédio da Polícia Civil, a proposta é que a estrutura tenha cinco pavimentos para receber cinco delegacias com 612 metros quadrados cada. Ali deverão ficar os seguintes órgãos:
- Delegacia de Polícia Regional Integrada (DPRI)
- 1ª Delegacia de Polícia
- 2ª Delegacia de Polícia
- Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)
- Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco)
Além da Cidade da Polícia, Leite visitou outros projetos da prefeitura de Passo Fundo na manhã desta sexta-feira. À tarde, ele recepciona Geraldo Alckmin no Aeroporto Lauro Kortz. O vice-presidente desembarca na cidade antes de viajar ao município de Viadutos, onde lança a pedra fundamental de uma nova usina de etanol no RS.