A Polícia Civil identificou nesta segunda-feira (20) dois suspeitos de ter envolvimento no latrocínio que matou pai e filho em Muliterno, no norte gaúcho, em 31 de março. Os homens de 42 e 32 anos seriam o mandante e um dos executores dos disparos que causaram a morte do comerciante Luiz Brollo Sobrinho, 71, e seu filho, Fábio Júnior Brollo, 44, durante um assalto ao mercado da família no domingo de Páscoa.
Os mandados de prisão preventiva foram cumpridos nos presídios de Sarandi e Passo Fundo. A expectativa é que o inquérito do caso seja concluído até sexta-feira (24). De acordo com o delegado Diogo Ferreira, responsável pela investigação, o assalto foi planejado e ordenado de dentro do Presídio Regional de Passo Fundo pelo detento de 42 anos.
— É um indivíduo com uma extensa ficha criminal e conhecedor da região, que inclusive já havia sido preso naquela localidade. Ele não era conhecido das vítimas, mas sabia do negócio da família, que no local funciona um mercado e uma loteria onde girava bastante dinheiro. Assim, ordenou o roubo que saiu do controle e infelizmente terminou na morte de pai e filho — detalhou o delegado.
Um dos executores, de 32 anos, estava foragido e foi preso no começo de maio pela Brigada Militar com arma de fogo e dirigindo um carro roubado no centro de Passo Fundo. Atualmente, ele cumpre pena no Presídio de Sarandi. À época do crime, ele era procurado pela Justiça há seis meses.
Além da dupla, outro homem, de 50 anos, foi preso por envolvimento no crime em abril. Ele é o suspeito de fornecer o carro usado pelo grupo no assalto. Os três devem ser indiciados por latrocínio, roubo seguido de morte. No momento, a Polícia Civil busca a identificação de outros dois suspeitos de atuar no crime.
No decorrer da investigação, outros dois homens chegaram a ser presos temporariamente e foram liberados. Segundo Ferreira, o depoimento deles foi fundamental para chegar à dupla alvo dos mandados de prisão nesta segunda-feira.
— Fizemos um extenso trabalho de investigação e inteligência, que não cessou um minuto, e chegamos nesses dois suspeitos de envolvimento no crime. Contudo, após o depoimento deles, as suas condutas foram elucidadas e apontaram para os nomes alvos da prisão hoje. Além disso, recebemos importantes denúncias via Disque-Denúncia da delegacia, que apontaram para a identificação do executor — completou o delegado.
Relembre o caso
Imagens de câmeras de videomonitoramento flagraram a ação dos criminosos que mataram pai e filho. O trio ingressou no estabelecimento às 8h15min, anunciou o assalto às 8h27min e saiu às 8h36min, depois de atirar contra o comerciante Luiz Brollo Sobrinho, que morreu no local.
Nas imagens é possível ver que Brollo tentou acertar o assaltante com o que parece ser um pedaço de madeira depois que seu filho, Fábio Júnior Brollo, 44, é atingido por um tiro dos assaltantes. Fábio chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital de David Canabarro. Um terceiro homem identificado como Afrânio Leonardo Brollo, que também é filho de Luiz, ficou ferido após levar uma coronhada.
Depois do crime, os criminosos fugiram. No mesmo dia, o carro utilizado pelos criminosos foi encontrado pela Brigada Militar abandonado no interior do município próximo à BR-285.