Uma taxista relata ter sido agredida fisicamente na manhã deste sábado (9) no aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo. Após uma discussão, dois homens teriam atingido a mulher com socos no rosto, fazendo com que caísse no chão. Salete de Oliveira, 64 anos, registrou boletim de ocorrência e realizou exames de lesão, sendo liberada após atendimento médico. GZH procurou a Polícia Civil, mas não obteve retorno.
O caso ocorreu próximo ao embarque de passageiros.
— Eles começaram a me chamar pelo nome e falaram uma série de xingamentos horríveis. Depois de eu chegar mais perto para perguntar o que estavam dizendo, um deles disse que ia me bater e me derrubou com um soco na cara. O outro me chutou depois — relata Salete.
Os taxistas que trabalham no local têm reclamado há alguns meses da atuação de motoristas clandestinos. Segundo os profissionais, os condutores que atuam de forma irregular cobrariam valores mais altos do que os de táxis, mas, para atrair os usuários, diriam que a tarifa do táxi é bem mais alta.
O que diz o motorista
Em nota emitida pelos advogados do motorista de aplicativo, Elyab de Almeida, foi informado que a agressão partiu da taxista, motivada por um desentendimento entre o uso das corridas de aplicativo e de táxis. Ainda, os advogados disseram que estão tomando medidas cabíveis contra a motorista.
"Há informações de que a senhora taxista vem ameaçando e constrangendo vários motoristas de aplicativo da cidade. Em tese, ela não aceita que existam corridas por parte dos motoristas de aplicativo, principalmente, no aeroporto. Na manhã do último sábado, a tal senhora taxista, iniciou uma discussão com motoristas de aplicativo, entre eles, o Sr. Elyab; sendo que em determinado momento a senhora partiu para briga, acertando tapas e chutes no Sr. Elyab, o qual com a única e exclusiva intenção de repelir a injusta agressão, desferiu um único soco contra a senhora taxista. Antes do soco, o Sr. Elyab, estava com as mãos para trás, justamente porque não queria violência. Todavia, como a senhora taxista estava acompanhada de outros taxistas, o ato do Sr. Elyab foi inevitável."
O que diz a prefeitura
O secretário de Segurança Pública de Passo Fundo, João Darci Gonçalves, disse ter conhecimento da situação, e que a prefeitura realiza fiscalizações frequentes no aeroporto.
— Praticamente todos os dias estamos com os agentes de trânsito no aeroporto fazendo fiscalização nos condutores de aplicativos e taxistas. Houve uma agressão, foi registrado uma ocorrência. Por parte do município, devemos manter a fiscalização e quando necessário, solicitamos a presença da Brigada Militar no local.