Com reforma emergencial autorizada pelo Departamento Aeroportuário Estadual, o aeroporto Lauro Kortz, de Passo Fundo, passará por reforma que ampliará as vagas de estacionamento para cerca de 340. A ampliação era uma demanda da comunidade e ficará a cargo da prefeitura, com início das obras na próxima segunda-feira (12) e previsão de entrega na sexta-feira (16).
Em março deste ano, o Poder Executivo já havia apresentado ao governo do Estado as necessidades do local, incluindo a garantia de mais vagas aos usuários. Com o aumento das ofertas de voos, o fluxo de usuários do aeroporto aumentou, o que causou a demanda de maior número de vagas, como explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira:
— Com a inauguração do novo terminal, o estacionamento rotativo atual não comportou o número de veículos, pois, muitas vezes, tem dois voos ao mesmo tempo no terminal. A alternativa de um novo espaço para estacionamento vai desafogar esse problema que faz com que os usuários estacionem em áreas não permitidas.
Uma área de seis mil metros quadrados será readequada, em paralelo ao estacionamento pavimentado e em frente ao novo terminal. Será feito nivelamento e pavimentação com brita graduada no acesso e estacionamento, que comportará mais de 180 carros, assim como haverá acessos de entrada e saída. A ocupação será gratuita.
A obra é uma solução emergencial enquanto não há definição sobre a concessão do aeroporto para a iniciativa privada.
Situação atual
Desde a última reforma, em janeiro deste ano, o aeroporto teve aumento no fluxo de usuários e, consequentemente, as vagas de estacionamento existentes estão sempre lotadas.
Atualmente, o aeroporto possui dois estacionamentos, um com 52 vagas, em frente ao novo terminal de passageiros, e outro com 102, ao lado do antigo terminal.
Um projeto de concessão à iniciativa privada do aeroporto Lauro Kortz foi apresentado pelo governo estadual à comunidade em audiência pública na terça-feira (6). No texto, entre as intervenções que precisarão ser feitas no local assim que o contrato tiver início, foi citada a ampliação do estacionamento.
A concessão dará a administração à iniciativa privada por 30 anos, num investimento de R$ 85,9 milhões. Desses, são R$ 35 milhões para o aeroporto de Passo Fundo.