Uma ação integrada de fiscalização realizada pela Polícia Federal e Brigada Militar, na manhã desta terça-feira (6), movimentou o embarque e desembarque de passageiros no aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo.
Com a utilização de um cão farejador foram inspecionadas as bagagens de dois voos, um de chegada e outro de saída.
Segundo a Polícia Federal, a ação tem como objetivo combater o tráfico ilícito de entorpecentes. Crimes como lavagem de dinheiro, ambientais, dentre outros delitos também foram apurados.
— Como o aumento no número de voos, consequentemente intensificou o fluxo de passageiros. Então, se viu a necessidade de se ampliar essas operações, tendo em vista que a Polícia Federal não tem um posto permanente no terminal. Ações como essas reforçam a segurança aeroportuária no local — destaca o coordenador da operação, Jean Schmidt.
A atividade tem caráter permanente e vai acontecer semanalmente em dias diferentes para que não tenha uma previsibilidade de quando ocorrerão.
Na fiscalização desta manhã nenhuma irregularidade foi constatada. Durante a inspeção o cão chegou a sinalizar uma possível presença de entorpecente em uma das bagagens, entretanto na análise manual não foram constatadas irregularidades:
— Essa verificação manual é sempre realizada na presença do passageiro. Nesse caso, não houve nenhum tipo de irregularidade e ele foi liberado — completa o coordenador da operação.
Atualmente o Aeroporto Lauro Kortz está com quatro voos diários, com movimentação de cerca de 300 passageiros por dia e mais de nove mil passageiros por mês.