Dentro da semana em que completa 110 anos, o Hospital de Clínicas de Passo Fundo prestou contas sobre as ações em desenvolvimento na instituição e apresentou o projeto de uma unidade exclusiva aos pacientes oncológicos da região.
A planta e os espaços que abrigarão o novo setor oncológico e a hematologia abrangem uma área de 2 mil metros quadrados integrado às demais alas do hospital. A nova unidade oncológica contará com sala de quimioterapia com 22 poltronas e duas camas além de oito consultórios e 17 leitos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o administrador Luciney Bohrer, o novo projeto teve o apoio do Tribunal de Justiça do Estado para a reforma estrutural e agora necessita de complemento financeiro para a aquisição de equipamentos, insumos e outros materiais.
— A nossa evolução representa o compromisso que temos com a saúde das pessoas. Nós temos esta responsabilidade com a continuidade do atendimento — destacou o administrador.
Os vereadores de Passo Fundo devem avaliar a possibilidade de destinar parte de suas emendas impositivas para aquisição de equipamentos para a Oncologia e Hematologia do HC. De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, Saul Spinelli, os parlamentares estão engajados a demanda.
Os parlamentares já visitaram as obras da nova unidade de hemodiálise, pediatria, maternidade e leitos clínicos destinados ao SUS no HC.
No ano passado, 21.824 pacientes foram internados na instituição, que é referência para o Sistema Único de Saúde nas áreas de média e alta complexidade para quatro Coordenadorias Regionais de Saúde.