A procura pela vacina da dengue em Erechim, no norte gaúcho, está abaixo do esperado. Desde o recebimento das doses, em 13 de junho, 160 pessoas foram imunizadas. A cidade recebeu 1.428 doses para ser aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, a faixa etária com mais internações pela doença a nível nacional.
Conforme boletim atualizado nesta terça-feira (25) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), Erechim tem 810 casos confirmados e quatro mortes por dengue em 2024. Apesar de infestada, a cidade não integra a lista dos municípios com mais casos confirmados ou mortes pela doença. No ranking estadual, Santa Rosa e São Leopoldo têm 22 óbitos, seguidos de Novo Hamburgo (20).
A vacina Qdenga está disponível de graça nos postos de saúde de Erechim para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Eles devem estar acompanhados de um responsável. A meta, segundo a secretaria municipal de saúde, é imunizar aproximadamente 6 mil pessoas nessa faixa etária. Nesta remessa, Erechim foi o município da Região Norte que mais recebeu doses, com 1.428.
Conforme a enfermeira da Vigilância em Saúde de Erechim, Ana Paula Resende Zaions, um dos motivos para a baixa procura na cidade pode ser a falta de conhecimento por parte do público.
— Erechim tem boas coberturas vacinais, mas, como é uma vacina nova, talvez a informação não tenha chegado em todos os locais. É importante que as famílias saibam que a vacina da dengue é extremamente segura — disse.
A baixa procura também foi identificada em outros municípios que receberam a vacina. É o caso de Getúlio Vargas, que recebeu 219 doses. Até agora, segundo a Secretaria de Saúde do município, 20 pessoas foram imunizadas. A escolha dos municípios para receber o imunizante tem como base o histórico de casos de dengue de 2013 a 2022, uma vez que a estratégia foi definida antes do fim de 2023.
Serviço
- O que: vacinação contra a dengue em Erechim
- Onde: todas as unidades básicas de saúde
- Horário: das 8h às 11h e das 13h às 16h30min
- Público: crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
- O que levar: carteira de vacinação