Com necessidade constante de doações, os bancos de sangue de Passo Fundo e região alertam para a garantia de recebimento de todos os tipos sanguíneos. Por isso, uma ação da Rede Globo em parceria com as 12 afiliadas lança, nesta sexta-feira (26), a nova temporada da série Sob Pressão, convidando a população a doar sangue em diferentes regiões do país.
Em Passo Fundo, é possível realizar doações no Hemocentro Regional e no Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Em ambos, os níveis de sangue são considerados dentro do esperado, mas há necessidade maior de doadores dos tipos O+ e O-.
Na região, Erechim e Cruz Alta também contam com bancos de sangue, sem necessidade de agendamento prévio. Confira lista completa abaixo, e os critérios para doação:
Hemocentro Regional de Passo Fundo
No Hemopasso, as doações funcionam sob agendamento prévio, via telefone ou site do Governo do Estado. O foco, conforme a assessoria, é para o tipo O+, que sofreu uma redução de estoque devido a aumento da demanda deste grupo.
O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h30min. Interessados devem realizar agendamento pelo site do Estado ou pelos telefones (54) 3311-5555 e (54) 3311-1427. Ainda, a instituição atende quinzenalmente a cidade de Frederico Westphalen, no norte do Estado. Novas ações de doação estão marcadas para os dias 8 e 22 de maio, das 8h às 15h.
- Endereço: Avenida Sete de Setembro, número 1055, bairro Centro
- Telefone: (54) 3311-5555 e (54) 3311-1427
Hospital São Vicente de Paulo
Na cidade, também é possível doar sangue e plaquetas no HSVP. Com estoques em nível estável, o fator mais urgente seria o O-, por ser doador universal e o mais usado na rotina hospitalar.
O Serviço de Hemoterapia do HSVP é responsável por suprir as necessidades de todo o hospital que, atualmente, é referência em atendimento de saúde para mais de 2 milhões de habitantes da região.
Interessados devem procurar o serviço localizado na Rua 15 de Novembro, nº 485, no prédio da Radioterapia. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. Um sábado por mês os horários são voltados para grupos, mediante agendamento prévio. Mais informações pelo telefone (54) 3316-4087.
- Endereço: Rua 15 de Novembro, número 485, no prédio da Radioterapia
- Telefone: (54) 3316-4087
Em Erechim
No Banco De Sangue de Erechim, no norte do Estado, o nível das doações também é considerado bom. De qualquer forma, todos as tipagens sanguíneas são necessárias, com foco maior nos negativos, por serem os mais usados em urgências e emergências.
Com agendamento, é possível reservar data para doar a partir do dia nove de maio. A coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h as 11h.
- Endereço: Rua Joaquim Brasil Cabral, número 443, Bairro Centro
- Telefone: (54) 3522-5514
Em Cruz Alta
Em Cruz Alta, no noroeste gaúcho, é possível doar sangue diretamente no Hemocentro Regional. São aceitos doadores de todos os tipos sanguíneos, uma vez que o nível do estoque é considerado estável.
Não é preciso agendar horário para comparecer ao Hemocentro. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min.
- Endereço: Barão do Rio Branco, número 1445, bairro Centro
- Telefone: (55) 3326 3478
Critérios básicos para doação de sangue
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal)
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto
- Pesar no mínimo 50 kg
- Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas
- Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas
Quem não pode doar sangue
- Grávidas e lactantes (antes de completar um ano de amamentação)
- Pessoas que fizeram tatuagem ou piercing recentemente (alguns serviços de coleta de sangue estabelecem inaptidão de seis meses e outros, um ano)
- Pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade
- Pessoas com sintomas de doenças infecciosas, como influenza ou covid-19 (a recomendação é aguardar sete dias do término dos sintomas)
Outros requisitos e exigências podem ser adicionados às listas, dependendo das diretrizes estabelecidas pelos hemocentros, bancos de sangue e serviços de coleta. Entre em contato com o serviço mais próximo para confirmar as orientações.