A campanha nacional de vacinação contra a influenza, vírus que causa a gripe, imunizou 4,23% da população enquadrada nos grupos prioritários de Passo Fundo desde 25 de março, quando teve início o processo de aplicação das doses. A informação tem como base os dados do Ministério da Saúde.
Em Passo Fundo, 92.248 pessoas estão aptas a receber o imunizante neste primeiro momento. Conforme os dados do Ministério da Saúde, 5.051 doses foram aplicadas até segunda-feira (1º), sendo 4.736 em dose única, 312 em primeira imunização e apenas três com esquema vacinal com duas aplicações.
O percentual de vacinação de Passo Fundo acompanha os índices do RS e Brasil. Em todo o país, pouco mais de 75 milhões de brasileiros dos grupos prioritários devem receber o imunizante. Até segunda-feira, a cobertura vacinal nacional correspondia a 4,34%. Já no RS, 5 milhões de gaúchos integram os grupos prioritários e a cobertura chega a 6,9%.
A meta é vacinar até 90% dessa população (saiba quais são os grupos prioritários abaixo). De acordo com a coordenadora municipal de vigilância em saúde de Passo Fundo, Marisa Zanatta, neste momento se considera a procura como baixa.
— A vacinação está disponível em 24 unidades de saúde do nosso município para todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. A orientação é que aqueles que ainda não buscaram, que são a maioria, busquem as unidades para receber essa imunização — disse.
Na iniciativa privada, comerciantes veem a procura pelo imunizante como mais alta que nos anos anteriores. De acordo com o médico e proprietário de uma clínica de vacinas Wilson Vieira Marques, a procura foi muito baixa nos últimos dois anos e parece voltar a crescer agora.
— No ano passado e retrasado foi uma procura muito abaixo do normal, houve desinteresse pela vacinação contra a gripe. Isso não foi só em Passo Fundo, mas em todo o Brasil. Neste ano, esperamos uma procura normal. Os clientes estão vindo fazer a vacina e aquelas empresas que normalmente faziam conosco e no ano passado não fizeram voltaram a fazer — disse.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas influenza trivalentes utilizadas no Brasil a partir de fevereiro de 2024 apresentam três tipos de cepas de vírus em combinação: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem Victoria.
A campanha de vacinação segue até 31 de maio. O Dia D de vacinação, quando ocorre o mutirão de vacinas na cidade, está previsto para 13 de abril.
Quais são os públicos alvo
Os grupos prioritários para a campanha de vacinação contra a gripe influenza e as respectivas estimativas populacionais no RS são:
- Crianças (a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade)
- Pessoas com 60 anos ou mais
- Gestantes
- Puérperas
- Povos indígenas
- Trabalhadores de saúde (em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde)
- Pessoas com deficiência permanente
- Adolescentes em medidas socioeducativas
- População privada de liberdade
- Funcionários do sistema de privação de liberdade
- Pessoas com comorbidades
- Professores
- Forças armadas
- Pessoas em situação de rua
- Forças de segurança e salvamento
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo
- Trabalhadores portuários
Onde se vacinar contra a gripe em Passo Fundo
Central de Vacinas:
- Endereço: Rua Uruguai, 1500 — Centro
- Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Cais Hípica, Boqueirão, Vila Luiza e São Cristóvão
- Segunda a sexta: das 8h às 18h30
- Sábado: das 8h às 11h
Cais Fragomeni
- Segunda a sexta: das 8h às 21h30
- Sábado e domingo: das 8h às 20h
UBS e ESFs
- Segunda a sexta: das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30
- ESF Adriana Lírio
- ESF São José
- ESF São Luiz Gonzaga
- ESF Adolfo Groth
- ESF Donária/Santa Marta
- ESF Mattos
- ESF Nenê Graeff
- ESF Jerônimo Coelho
- ESF Planaltina
- ESF São Cristóvão
- ESF Valinhos
- ESF Ricci
- ESF Zachia
- ESF Adirbal Corralo
- ESF Jaboticabal
- ESF Caic Edu Azambuja
- UBS Parque Farroupilha
- UBS Jardim América
- UBS Vila Nova / Santa Maria