Passo Fundo está entre as 19 cidades gaúchas que receberão uma nova ambulância para atendimento de urgência e emergência do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O município deve receber uma unidade de suporte avançado equipada com aparelhos semelhantes aos de um Centro de Tratamento Intensivo (CTI) hospitalar e conduzida por motorista socorrista, médico e enfermeiro.
A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde, que anunciou o envio de 21 veículos através do eixo Saúde do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ao RS. Além de Passo Fundo, outras seis cidades receberão unidades de suporte avançado. São elas: Arvorezinha, Farroupilha, Frederico Westphalen, Nonoai e Santa Maria.
Outras 15 ambulâncias de suporte básicos, que atendem a casos de menor complexidade, irão para os municípios:
- Bento Gonçalves
- Bom Jesus
- Casca
- Constantina
- Espumoso
- Farroupilha
- Getúlio Vargas
- Gramado
- Lagoa Vermelha
- Marau
- Não-Me-Toque
- São Vicente Do Sul
- Sarandi
- Tapera.
Ainda não há uma previsão para que os novos veículos cheguem ao Rio Grande do Sul, tendo em vista que o processo está ainda em andamento e existe uma série de protocolos que devem serem feitos até a doação ser efetivada.
Com 206 mil habitantes, Passo Fundo tem mobilização antiga por uma ambulância de suporte avançado. Até então, havia apenas uma equipe disponível para realizar os atendimentos, com motorista socorrista e enfermeiro.
Em outubro de 2023, a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou uma solicitação para a liberação do veículo. A solicitação foi analisada e aprovada em 24 de janeiro de 2024 e aguardava a disponibilidade de unidades para doação.
Novas ambulâncias para 14 estados
De acordo com o Ministério da Saúde, o Novo PAC Saúde vai doar 350 novas ambulâncias na modalidade Samu para 14 estados de todas as regiões brasileiras. O investimento total é de R$ 119 milhões.
Além dos investimentos em novas ambulâncias, o Ministério da Saúde também anunciou a construção de Centrais de Regulação de Urgências, setor que também é pleiteado em Passo Fundo. Essas centrais, que no RS existem em Porto Alegre e Caxias do Sul, têm a função de coordenar e de regular as unidades móveis do Samu na região onde estão inseridas.
O investimento é estimado em R$ 112,8 milhões e 14 municípios contemplados de oito estados. Neste primeiro momento, nenhum é no Rio Grande do Sul.