O Centro Estadual de Vigilância em Saúde do RS (Cevs) investiga uma suspeita de morte por dengue em Tenente Portela, no noroeste gaúcho. O óbito ocorreu na última quarta-feira (31) e a vítima é uma idosa de 71 anos, que estava internada desde segunda-feira (29) no Hospital Santo Antônio.
De acordo com o secretário municipal de Administração, Paulo Josselino Farias, a mulher tinha quadro grave de saúde em razão de uma série de comorbidades. Na internação, ela teve diagnóstico positivo para dengue. Uma amostra biológica da paciente foi enviada para análise no Laboratório Central do Estado (Lacen) para determinar a causa da morte.
—É um procedimento padrão coletar essa amostra e encaminhar para análise. O resultado deve vir na próxima semana, e só então saberemos se o óbito pode ser considerado em decorrência da dengue — pontua Farias.
De acordo com a direção do Cevs, a morte está em investigação e o resultado do exame deve ser divulgado na próxima segunda-feira (5).
Tenente Portela é o município com o maior número de casos de dengue no Estado, com 536 diagnósticos confirmados pela Secretaria Estadual da Saúde. No boletim epidemiológico da prefeitura, já são 743 contaminados. O número supera em mais de 1000% os registros de 2023, quando o município fechou o ano com 45 casos.
Na quinta-feira (1°), a secretária de Saúde da cidade, Lisete Bison, abdicou do cargo. Por esse motivo, a pasta de Administração responde temporariamente pela área.