A crise que os municípios do noroeste do RS enfrentam com a dengue motivou a realização de um encontro na 2º Coordenadoria Regional de Saúde de Frederico Westphalen na tarde desta quarta-feira (21), com a diretor Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Marcelo Valandro. Das seis mortes confirmadas pela doença no Rio Grande do Sul, cinco são na região.
Também na tarde desta quarta, a Secretaria de Saúde confirmou o sexto óbito, desta vez no município de Cruz Alta. O homem de 63 anos possuía comorbidades e faleceu no último dia 15.
A reunião recebeu prefeitos, secretários de saúde, agentes de saúde, fiscais sanitários, hospitais, conselhos municipais de saúde, médicos, enfermeiros e vereadores. Segundo Valandro, durante o encontro foi abordado o cenário da doença no âmbito nacional, estadual e regional. Além disso, foi discutida as estratégias já adotadas na região e no Estado.
— Tentamos tratar de novas estratégias que podem serem mais eficazes no combate à doença. Também reforçarmos o uso das estratégias que já são de conhecimento de todos, pois precisamos cada vez mais sermos assertivos nas nossas ações — explicou o diretor.
O encontro possibilitou fazer um diagnóstico melhor da atual situação da infestação nos municípios e definir algumas prioridades no enfrentamento ao vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti.
— Também procuramos conversar e organizar a rede de saúde, para atender os casos e ter uma adequada assistência, para que possamos evitar os óbitos. A ideia foi conversar e identificar o que está sendo feito e ajudar na adoção de novas medidas — disse o diretor.
Nesta quinta-feira (22), a equipe deverá visitar in loco o município de Tenente Portela. Durante a tarde deverá visitar Redentora, cidade que possui uma comunidade indígena. Na sexta-feira (23), deverá ser realizada reunião em Palmeira das Missões, com todos os munícipios da 15º Coordenadoria Regional de Saúde.