Mais de 200 especialistas estão em Passo Fundo para debater novas técnicas, tratamentos e inovações para a realização de cirurgia no joelho nesta sexta-feira (8) e sábado (9). O encontro é promovido pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e o Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT).
Entre os especialistas estão 10 estrangeiros e profissionais de 15 estados brasileiros. O objetivo é compartilhar casos inovadores sobre artroplastia, procedimento cirúrgico que substitui uma articulação prejudicada por prótese. A cirurgia é indicada quando o joelho está danificado a tal ponto que não há chance de melhora com outros tratamentos.
— Queremos proporcionar aos colegas uma atualização dos novos conhecimentos sobre artroplastia e revisão de artroplastia do joelho, além de tirarmos dúvidas e aprimorarmos a nossa prática profissional — afirmou o médico ortopedista André Kuhn, que organiza o evento. Segundo ele, este é o único encontro desta área na Brasil.
Em Passo Fundo, o Serviço de Joelho HSVP/IOT foi o primeiro do Brasil a realizar cirurgia robótica na articulação do joelho. O robô CORI de segunda geração em artroplastia total do joelho obteve 100% de efetividade nos resultados das 230 próteses já implantadas.