O Hospital Divina Providência, de Frederico Westphalen, deve receber R$ 3.680.286 para a construção do centro de oncologia e ampliação de hemodiálise. A Secretaria Estadual de Saúde assinou um contrato com a prefeitura na quinta-feira (30).
O recurso será liberado em uma parcela a partir da assinatura do convênio, diz o contrato. A licitação deve ser lançada até março. O valor ficará disponível por um ano, com possibilidade de prorrogação mediante necessidade comprovada.
Segundo o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, a assinatura do convênio representa um salto de desenvolvimento para o município de 31,5 mil habitantes do norte gaúcho. Isso porque, hoje, os pacientes precisam viajar mais de 500 quilômetros até Erechim para tratar doenças mais graves ou receber tratamento oncológico.
— No momento que concluirmos a construção da oncologia, vamos amenizar o sofrimento dessas pessoas. Isso deve beneficiar toda a região, que reúne população de 180 mil a 200 mil pessoas. Não podemos ver mais pessoas de Frederico Westphalen, que é um polo regional, irem para lugares tão distantes para receber esse tratamento. E aqui temos um hospital com muitas condições que pode abarcar e se tornar referência em saúde — disse Panosso.
O recurso integra o Programa Avançar na Saúde, lançado em 2021 para desenvolver planos de investimentos para obras e aquisição de equipamentos hospitalares do governo gaúcho.
— Estamos viabilizando parte do recurso para a construção desse sonho da região, que é ter a hemodiálise ampliada e a construção de um centro de oncologia. Temos lideranças, toda a região mobilizada e o apoio da Assembleia Legislativa para este grande feito — destacou a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann.
Segundo Panosso, o projeto já foi finalizado e a previsão é que a obra seja concluída em um ano e meio. O recurso deve ampliar o número de leitos da hemodiálise de 24 para 34, além de bancar a aquisição de 10 novas cadeiras para a oncologia.