Depois de uma década, o Hospital de Clínicas de Passo Fundo voltará a realizar transplantes de rins. A instituição busca o credenciamento junto ao Ministério da Saúde e a expectativa é de que até o final do ano as operações já estejam acontecendo. A confirmação da retomada aconteceu na última quarta-feira (23), após reunião entre representantes do hospital e a secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann.
De acordo com o administrador do Hospital de Clínicas, Luciney Bohrer, a instituição tem ampliado os atendimentos na linha de cuidados das especialidades e a retomada desta cirurgia é um dos pontos trabalhados.
— O investimento maior é de recursos humanos, a questão da estrutura pra poder fazer o transplante, o hospital já tem os recursos. O que nós fizemos é montar uma equipe capacitada para poder realizar esses procedimentos — conta Bohrer.
O HC realizou o procedimento até 2013, mas parou de ofertar por conta de saídas e aposentadorias de profissionais que faziam os transplantes. A partir deste ano, com a formação de uma nova equipe de oito a 12 profissionais, os transplantes de rim poderão ser retomados.
Próximos passos
O Hospital de Clínicas está construindo uma nova área. Este espaço atenderá diversas especialidades, incluindo os 107 pacientes crônicos atendidos no setor de hemodiálise e 22 pacientes que realizam diálise peritoneal. Muitos aguardam ou podem vir a precisar de um transplante de rim.
Ao mesmo tempo, o HC trabalha para obter um credenciamento junto ao Ministério da Saúde para realizar as cirurgias. Com essa autorização, o hospital começará a fazer a escolha dos pacientes que passarão pelo transplante, respeitando os critérios técnicos.
Conforme Luciney, após a volta dos transplantes de rim, o Hospital de Clínicas deverá avaliar a possibilidade de retornar com as cirurgias pra outros órgãos.
— Todos os hospitais que tem a linha de cuidado como nós temos devem se preocupar com soluções para seus pacientes. Nesse sentido, claro que o hospital sonha e almeja em ter mais transplantes, mas isso é uma questão de tempo e desenvolvimento da instituição e seu corpo clínico.
Transplantes são realizados em Passo Fundo
O Hospital São Vicente de Paulo, também de Passo Fundo, realiza cirurgias de transplantes de rins, fígado, córneas e ossos.
Entre janeiro e agosto deste ano a casa de saúde fez 10 transplantes. Número menor do que o de 2022, quando, no mesmo período, 11 procedimentos foram feitos no HSVP. Nos dois anos, o órgão mais transplantado foi justamente o rim, com quatro operações em 2023 e cinco no ano anterior.
Fila de espera por um rim é a maior no RS
Atualmente, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a demanda por um novo rim é a maior do Rio Grande do Sul. São 1.319 pessoas na lista de espera. Em segundo lugar está a lista de espera para transplantes de córneas, com 1.202 pessoas.