O nome da médica Cristine Pilati foi confirmado nesta quarta-feira (20) como titular da Secretaria de Saúde de Passo Fundo. Ela retorna ao cargo que exerceu por pouco mais de dois anos, de janeiro de 2021 a março de 2023.
Cristine assume em 2 de janeiro no lugar do vice-prefeito João Pedro Nunes, que está à frente da pasta desde que a médica pediu desligamento da gestão municipal para se dedicar a outros projetos. Até que assuma oficialmente o cargo, haverá um período de transição. Cristine falou sobre o desafio de retornar ao trabalho.
— A população de Passo Fundo merece atenção e dedicação. Queremos seguir trabalhando de forma humanizada e assertiva, ouvindo as necessidades e contribuições das pessoas da nossa cidade — afirmou.
Atualmente, Pilati coordena a Comissão de Controle de Infecções relacionadas à assistência à saúde do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Ela também é gestora médica administrativa da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e gestora de governança clínica do HSVP. Até o final de dezembro, segue como presidente da Associação Médica do Planalto Médio (Ameplan).
Trajetória
Cristine se formou em Medicina pela Fundação Universidade do Rio Grande (Furg) em 1995. Em 2003, recebeu o título de Mestrado em Clínica Médica, na área de Infectologia, pela Universidade de São Paulo (USP). Ao longo da trajetória, atuou como professora nas faculdades de medicina da Furg, Unaerp, UPF e UFFS.
Médica infectologista e intensivista, integrou o Comitê de Crise no combate à pandemia de covid-19 e, de 2021 a 2023, foi secretária da saúde de Passo Fundo. De 2019, concluiu o MBA Internacional Executivo em Saúde e MBA em Gestão de Saúde Pública no Hospital Albert Einstein.