A modernização do Hospital Municipal de Passo Fundo avança, com cinco etapas da reforma em andamento e três já concluídas. Com a entrega do novo Centro de Diagnóstico, Farmácia Interna e setor administrativo, prevista para os próximos meses, o hospital recebe as mudanças sem interromper o atendimento.
De acordo com o prefeito Pedro Almeida, o cronograma de obras está dentro do previsto. Dentre as etapas concluídas, estão a nova emergência, o Hospital da Criança, a reforma e ampliação dos setores de apoio logístico e o setor de enfermaria.
Conforme explica a arquiteta responsável, Larissa Rezende, as intervenções, que compreendem reformas e ampliações, foram divididas em 10 etapas a fim de que a instituição continue em funcionamento:
— O município está recuperando um hospital que não parou de fazer atendimentos. Por isso, fizemos uma setorização até que 100% da instituição seja reformada.
As reformas vêm de encontro à necessidade de melhora no acolhimento e ampliação da estrutura, já que, com frequência, a unidade tem enfrentado críticas por parte da população pela demora no atendimento. Por dia, o hospital atende cerca de 300 pacientes.
Esta é a maior obra estrutural da história da instituição hospitalar, que completa 63 anos em 2023, com investimento de R$ 20 milhões. O valor inclui recursos do município, investimentos do governo do Estado e recursos de emendas parlamentares.
Entenda as obras
- 1ª etapa – concluída
Reforma e ampliação dos setores de apoio logístico, central de gases medicinais e abrigo de resíduos; requalificação do passeio público; do estacionamento e das fachadas; entrega do setor de enfermaria. - 2ª etapa – concluída
Nova emergência. - 3ª etapa – concluída
Hospital da Criança; reforma do telhado do bloco cirúrgico; telhado. - 4ª etapa – em andamento
Reforma e ampliação do Centro de Diagnóstico. - 5ª etapa – em andamento
Ampliação do setor administrativo e da farmácia interna. - 6ª etapa – em andamento
Ampliação dos setores de apoio logístico; gerador. - 7ª etapa – em andamento
Reforma do Centro Cirúrgico, Central de Materiais esterilizados e Agência Transfusional. - 8ª etapa – em andamento
Reforma da ala de internação. - 9ª etapa – (aguarda entrega dos demais setores para iniciar a intervenção)
Reforma dos setores de serviço, nutrição e dietética, almoxarifado, arquivo e manutenção. - 10ª etapa – (aguarda entrega dos demais setores para iniciar a intervenção)
Reforma do ambulatório odontológico e laboratório de análises clínicas.