Publicado nesta terça-feira (18) no Diário Oficial da União, o edital do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde do governo federal, prevê quatro vagas de médicos para Passo Fundo. Em todo o Rio Grande do Sul, são 552 vagas em 216 municípios gaúchos aptos a solicitarem médicos, conforme o documento.
A partir da publicação do edital, a prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou o processo de credenciamento ao programa. Em nota oficial, a prefeitura informa que aguarda a finalização do processo de credenciamento. Após o credenciamento, a Secretaria de Saúde será informada da data em que se inicia a candidatura para as vagas.
As quatro vagas de médicos serão para a rede municipal de saúde. No entanto, ainda não há definição de onde serão os postos de trabalho, segundo a Secretaria de Saúde de Passo Fundo.
Confira a nota na íntegra:
"A Prefeitura de Passo Fundo considera importante o edital do governo federal que abre a possibilidade de ter o acréscimo de quatro médicos dentro do programa Mais Médicos. A Secretaria de Saúde está fazendo o credenciamento ao programa e depois aguardará a data em que os profissionais poderão fazer os seus credenciamentos para as vagas disponibilizadas."
Programa Mais Médicos
O Mais Médicos retorna em 2023 com a abertura de 15 mil novas vagas em todo o país, com o cadastro de 2.074 municípios. Até o fim de 2023, o governo federal promete 28 mil profissionais fixados em todo o país, sobretudo em áreas de extrema pobreza, caso sejam preenchidas as 15 mil vagas.
Com isso, mais de 96 milhões de brasileiros terão a garantia de atendimento médico na atenção primária, porta de entrada do SUS. Para 2023, estão previstos investimentos superiores a R$ 700 milhões na retomada do Mais Médicos.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.
Temos um canal direto de compartilhamento de notícias via WhatsApp, com acesso rápido.
Para entrar no grupo, basta acessar o link: https://bit.ly/GzhPassoFundo