O Dia Mundial do Rim, que em 2023 ocorre no dia 9 de março, tem com o principal objetivo a conscientização da população para que faça exames preventivos e evite o uso indiscriminado de medicamentos como antibióticos e anti-inflamatórios. Estes são alguns dos alertas do médico nefrologista Guilherme Dorigo. O especialista lembra que a data serve como um estímulo à população em geral para que realize exames preventivos da função renal.
— A doença renal crônica é uma questão de saúde pública, principalmente após a pandemia, pelo aumento no número de pacientes e a incidência dos em hemodiálise que ficaram sem acompanhamento neste período. Esses pacientes estão retornando em estágios mais avançados da doença e muitos já encaminhados para hemodiálise. O que nos preocupa é o aumento do número de pacientes em hemodiálise e a queda na oferta de órgãos. O reflexo disso foi a redução dos transplantes em função da pandemia.
O especialista explica que muitas organizações de saúde tiveram que se reestruturar e o cenário se tornou uma questão de saúde pública.
— Sempre vivemos a situação dramática de redução da oferta de órgãos, muitas vezes por falta de conhecimento sobre a necessidade de mostrar o desejo em vida de doar os órgãos.
Segundo o médico, a principal causa de doença renal crônica são as enfermidades sistêmicas, como hipertensão e diabetes, que respondem por grande parte da evolução para um rim que vai perder função renal.
— A hipertensão é a grande causadora de doença renal crônica no Brasil. Ambas doenças são silenciosas e por isso a população deve ser estimulada para a realização de exames preventivos. O mais importante é prevenir as doenças que causam a lesão no rim.
Guilherme alerta sobre o uso indiscriminado de medicamentos, até mesmo os mais comuns como antibióticos, anti-inflamatórios, remédios para dor e polivitamínicos, que afetam a função renal. Além de afetar a funcionalidade do rim, piora da capacidade de filtração e de eliminação de líquidos.
— O rim sofre por vários fatores, além de eliminar líquido, ele tem outras funções fundamentais como produção de alguns hormônios, o processo de filtração, que faz a limpeza do organismo e separa o que interessa a ser absorvido. Por essa razão, a capacidade de filtração deve ser periodicamente avaliada. A ideia do Dia Mundial do Rim é para que possamos parar e conscientizar a população a realizar exames preventivos. É o melhor tratamento para qualquer doença. Lembramos sempre que um paciente que vem a falecer, salva duas vidas em se tratando de rins, pois cada pessoa tem dois rins. É nosso papel mostrar essa importância.
O Dia Mundial do Rim é comemorado toda segunda quinta-feira do mês de março. Foi criado com a intenção de informar a população sobre as doenças renais, focando na prevenção e na incorporação de práticas saudáveis.
Escolha pela nefrologia
Ivana Da Rosa Iesbik, é estudante de medicina e pretende fazer residência na área de nefrologia. A preferência tem vários motivos, entre eles a importância do órgão, que segundo ela, é o primeiro a ser acometido em várias doenças crônicas e agudas.
— Eu particularmente gosto muito da área porque envolve globalmente o paciente. Todos os sistemas estão interligados com o rim e falta profissional na área. O rim é um órgão vital, o primeiro a ser acometido em várias doenças crônicas e agudas. É necessário que a população entenda mais sobre os prejuízos da doença para que possa buscar a prevenção.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.