O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente em mulheres – atrás apenas do de pele –, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA). De acordo com a instituição, no Brasil, estima-se cerca de 73,6 mil novos casos somente em 2024, com risco de 66,54 incidentes a cada 100 mil mulheres.
Além disso, segundo uma pesquisa publicada no JAMA Network Open, o diagnóstico em mulheres mais jovens, abaixo de 40 anos, tem crescido nos últimos tempos. Entre 2010 e 2019, houve aumento de 19,4% nos casos de pessoas entre 30 e 39 anos e de 5,3% entre 20 e 29 anos, nos Estados Unidos. No Brasil, o Observatório do Câncer, que tem dados de pacientes tratados no A.C.Camargo Cancer Center, aponta que o número de incidências em mulheres jovens é de 11,9%, entre 2000 e 2020.
– Cada vez mais temos diagnóstico de câncer de mama em pacientes jovens, antes dos 50 anos. E esses motivos são variáveis, principalmente pela mudança de nosso estilo de vida, como ter filhos tarde, uma rotina estressante, diminuição das práticas de atividades físicas e aumento no consumo de álcool. Estes são os principais fatores para mulheres jovens desenvolverem o câncer de mama – explica a ginecologista e mastologista, Carolina Rosa.
Entretanto, algumas medidas no estilo de vida podem auxiliar a prevenir a doença, como praticar exercícios físicos, evitar o consumo de álcool e manter uma alimentação saudável e balanceada. Também é uma boa iniciativa realizar exames preventivos, como mamografia e ultrassonografia.
– O diagnóstico de câncer de mama tem impacto profundo na vida das pacientes e de todos que estão ao redor dela. Cuidar da saúde na juventude é uma forma de prevenir esses problemas no futuro – complementa a especialista.
Ao longo do mês de outubro, a rede de Farmácias São João realizou ações para conscientizar a população e seus colaboradores sobre a importância de cuidar da saúde da mulher. Confira os destaques da campanha realizada pelo grupo:
1. Entrevista com especialista
Para iniciar as conversas sobre a prevenção e os cuidados com o câncer de mama, a rede de farmácias convidou a ginecologista e mastologista Carolina Rosa. A profissional tratou sobre as possíveis origens e causas do aumento dessa doença, a importância de um acompanhamento constante e quão impactante é o diagnóstico do câncer na vida das pacientes.
2. Bate-papo com paciente
Em 18 de outubro, a São João convidou a jornalista e apresentadora Alice Bastos Neves para um bate-papo sobre o Outubro Rosa, no Centro de Distribuição da Rede, em Passo Fundo. A palestrante contou um pouco mais sobre sua jornada profissional e pessoal, e compartilhou como tem enfrentado a batalha contra o câncer nos últimos anos.
3. Live sobre saúde da mulher
Para encerrar este mês de conscientização, o grupo farmacêutico realizou uma live sobre saúde da mulher. O evento online ocorreu em 24 de outubro, no Instagram da rede São João, e teve presença da médica oncologista Julia Pastorello e da compradora especialista em maquiagem Franciele Deluchi. A ação ainda contou com promoções em cosméticos e vitaminas especiais, cupons de desconto exclusivos e tutorial ao vivo de maquiagem.