Comemorado mundialmente no dia 04 de fevereiro, o dia de Combate ao Câncer foi instituído para alertar sobre a segunda causa de morte no mundo com ações de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), na última década a incidência da doença aumentou em 20% e são esperados, para até 2030, mais de 25 milhões de novos casos.
A doença ocorre pelo crescimento desordenado de células, ocasionando a formação de tumores. Pode aparecer em diversas partes do corpo e atingir todas as faixas etárias. Dados do Instituto Nacional de Câncer - INCA revelam que o tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).
Diante de tantas dúvidas sobre a doença e das possibilidades de prevenção, cada vez mais se faz necessário a contribuição de equipes multidisciplinares para diagnóstico precoce e tratamento do câncer. Consolidadas como estabelecimentos de saúde desde uma mudança na legislação em 2014, as farmácias representam o fácil acesso para informações sobre sintomas, testes de triagem para algumas doenças, entre elas alguns tipos de câncer, encaminhamento para especialista médico e acompanhamento de tratamento medicamentoso.
Pesquisas mostram que o câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e alterações genéticas). Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas.
Para um dos tipos de câncer mais frequente em homens, o câncer de próstata, a triagem precoce pode ser feita nas farmácias e as chances de cura chegam a 90%, quando diagnosticado no início. O teste de Antígeno Prostático Específico (PSA) - exame de sangue que identifica uma substância produzida pela próstata - é realizado para rastrear possíveis problemas neste órgão. Lembramos que nem toda alteração neste exame é indicativa de câncer, sendo que outras condições de saúde também podem causar alterações na produção do PSA.
– Os exames feitos nas farmácias vêm para somar e facilitar a jornada de saúde do paciente. No caso da dosagem de PSA, é importante o monitoramento anual para homens a partir dos 45 anos. O teste é rápido e seguro, realizado por meio de um compacto equipamento laboratorial, com algumas gotas de sangue coletadas da ponta do dedo, o resultado fica pronto em apenas 15 minutos após a coleta – explica a gerente de Suporte Técnico Farmacêutico da Rede de Farmácias São João, Nicole Fernandes de Lima.
Outro exame preventivo que pode ser feito nas farmácias é o de TSH, feito com a coleta de algumas gotas de sangue da ponta do dedo. O exame permite avaliar a produção hormonal da tireoide e o diagnóstico precoce de problemas nessa glândula, para ajudar na detecção do câncer de tireoide, um dos tipos de tumor frequente nas mulheres brasileiras. Esse exame pode ser feito para avaliar a função da tireoide, assim como em casos em que se identifica aumento da tireoide ou sintomas clínicos como: cansaço, ganho de peso, fraqueza muscular, que são sintomas observados em casos de hipotireoidismo, uma condição muito frequente em mulheres e que pode ser tratada com medicamentos.
Os exames são realizados em salas confortáveis e acolhedoras nas filiais da São João. A atuação farmacêutica em prol da saúde da população, combinada com a evolução dos equipamentos e o surgimento de novos testes rápidos, permite um processo de triagem e direcionamento cada vez mais assertivo, com segurança e praticidade.
Para todos os tipos de câncer, a orientação do Ministério da Saúde é a realização de exames preventivos conforme fatores de risco e faixa etária. Além disso, a prevenção do câncer está ligada aos hábitos saudáveis como: manter uma alimentação equilibrada, atividade física regular, peso ideal, controle da pressão arterial, diabetes, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Casos em crianças e adolescentes
O INCA estima 7.930 novos casos de câncer em crianças e adolescentes, para cada ano até 2025. De acordo com o médico responsável pelo Centro Oncológico Infantojuvenil do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo/RS, Dr. Pablo Santiago, até os 19 anos existem dois períodos principais de ocorrência do câncer.
– No primeiro, de zero aos 10 anos, as principais neoplasias são as leucemias agudas, em segundo lugar os tumores do sistema nervoso central e em terceiro lugar o neuroblastoma, que é um tumor suprarrenal. Após, dos 10 aos 19 anos, a prevalência é o linfoma de Hodgkin, em segundo lugar os tumores gonadais (testiculares e ovarianos), terceiro lugar os tumores do sistema nervoso central e tumores ósseos na fase do estirão da puberdade – explica o oncologista.
O Centro Oncológico Infantojuvenil é referência para uma população de mais de 2 milhões de habitantes, de 226 municípios das regiões norte e missioneira do RS. Neste último ano, o centro realizou 3.167 sessões de quimioterapia e 14.334 atendimentos médicos e multiprofissionais em crianças e adolescentes. Segundo o oncologista Pablo Santiago, dos casos diagnosticados até os 19 anos as chances de cura chegam a 70%, se combinado o diagnóstico precoce com o tratamento em centros de referência.
Sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes
Os sintomas do câncer em crianças e jovens de até 19 anos são muito parecidos com os de doenças comuns e por isso é importante observar o somatório de sintomas, como:
- Dificuldade em ganhar peso;
- Perda de peso;
- Suor noturno;
- Febre persistente;
- Dor óssea (principalmente pernas e costas);
- Hematomas pelo corpo;
- Palidez;
- Cansaço;
- Aumento de volume abdominal;
- Ínguas;
- Dor de cabeça;
- Vômitos.
Saiba mais e fique bem-informado através do site e das redes sociais das Farmácias São João