Aos 46 anos, Pedro Almeida (PSD) é o escolhido para continuar governando Passo Fundo, norte gaúcho, pelos próximos quatro anos. O prefeito foi reeleito neste domingo (6) com 42,66% dos votos válidos, contra 31,25% de Marcio Patussi (PL) e 26,09% de concorrente Airton Dipp (PDT).
Até a vitória, Pedro fez uma campanha eleitoral baseada nos feitos dos últimos 12 anos, somando os avanços do antigo prefeito Luciano Azevedo às ações executadas na atual gestão.
Na reta final, afirmou o discurso de que cumpre suas promessas de transformação da cidade.
Quem foi eleito prefeito de Passo Fundo
- Pedro Almeida (PSD)
Administrador, empreendedor e músico
Pedro Almeida é natural de Passo Fundo, e formado em Administração, com especialização em gestão pública. Antes de entrar no mundo político, conciliou as carreiras de músico e empreendedor em sua própria empresa de publicidade e áudio, em que trabalhou por 10 anos.
A primeira experiência na gestão municipal foi como secretário: ele assumiu cargos as pastas de Cultura e de Gestão nos anos de 2013 e 2020, nos mandatos de Luciano Azevedo, hoje deputado federal.
Em 2020 concorreu a prefeito pela primeira vez e foi eleito com 40.194 votos (39,75%). Nesta eleição, Almeida fez 46.290 votos (42,66%).
Quem é o vice de Pedro Almeida
Volnei Ceolin, 53 anos, foi comandante do 3º Regimento de Polícia Montada (RPMon), capitão comandante da 1ª Cia Rodoviária e do 7º Comando Regional de Bombeiros de Passo Fundo.
Esta é sua primeira eleição, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Promessas de novos programas
Entre as principais apostas para a nova gestão, se destacam a criação de dois programas de apoio financeiro envolvendo educação, e outro de reformas das praças.
No “Mãe Trabalhadora”, as mães que deixarem seus filhos em escola pública receberão auxílio em dinheiro da prefeitura. O objetivo é melhorar a renda da família e garantir que o aluno esteja na escola.
Já o programa “Prepara” é focado nos alunos que saem do Ensino Médio. A ideia é pagar os estudantes que seguirem estudando em cursos profissionalizantes da Escola das Profissões. Em nenhum deles a prefeitura estipulou os critérios para participar, ou os valores a serem pagos.
Por último, a nova gestão de Pedro Almeida propõe a reforma de quatro praças da cidade, inspiradas no Parque da Gare. O "multigare" deve contemplar, além das reformas das praças, a instalação de espaços para esporte e lazer.