O Partido Liberal (PL) precisou escolher um novo candidato a prefeito de Santa Cecília do Sul, município de 1,6 mil habitantes do norte gaúcho, depois que o primeiro escolhido teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral.
Jones Rech renunciou à disputa depois de ser considerado inapto por domicílio eleitoral. Dessa forma, ele dá lugar a Solaci Tabajara Moreira, 56 anos, antes candidato a vereador. O candidato a vice-prefeito segue sendo Cleison Paulo Uavniczak, também do PL.
— Nós fizemos toda a convenção só que não percebemos que eu não tinha mais comprovação de domicílio eleitoral porque eu tinha saído do município, mas meu título permaneceu em Santa Cecília do Sul. Com a impugnação, por uma questão de coerência, de respeitar e de também não querer entrar em disputa judicial eu e o partido optamos por fazer a substituição — afirmou Rech.
A juíza eleitoral da 100ª Zona Eleitoral, Nubia de Miranda Friás, a qual o município pertence, homologou a renúncia do ex-candidato em 22 de agosto.
Rech já havia concorrido a prefeito de Santa Cecília do Sul em 2020 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Tabajara informou que não poderia conversar com a reportagem nesta quarta-feira (4).