Os jovens eleitores prometem marcar presença nas eleições municipais de 2024. Em Passo Fundo, cidade que há mais de uma década registrava queda no número de eleitores entre 16 e 17 anos, já são 660 novos votante, o que configura um aumento de 90,3% em relação ao último pleito.
Já no Brasil, o eleitorado com faixa etária de 16 a 17 anos aumentou 14,22% em comparação às eleições de 2020. É o que mostra a última atualização do portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O aumento no número de eleitores menores de 18 anos, que possuem voto facultativo, interrompeu uma sequência de queda em eleições municipais anteriores. Segundo dados do TSE, a reversão foi iniciada em 2022 com um crescimento de jovens eleitores acima de 51%.
Nas últimas eleições municipais de Passo Fundo, até julho a cidade contabilizava 347 eleitores com menos de 18 anos. Em 2024, no mesmo período, o número quase dobrou (veja no gráfico abaixo).
O chefe do cartório da 33ª Zona Eleitoral, Renato Guadagnin, acredita que a movimentação de novos eleitores pode estar ligada à divulgação realizada para esse público-alvo em específico.
— Foram várias ações coordenadas entre o TSE, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e também algumas ações aqui em Passo Fundo — relata Guadagnin, que destacou ainda as ações realizadas em parceria com veículos de comunicação.
Com 150.867 pessoas aptas a votar nas eleições municipais de 2024, Passo Fundo é a 11ª cidade gaúcha em número de eleitores. Dados do TSE apontam que a maior parte destes eleitores são mulheres, representando 54% do total. Adolescentes de 16 e 17 anos ocupam uma fatia de 0,4%.
A resolução nº 23.659/2021 do TSE passou a permitir que jovens de 15 anos obtenham o título de eleitor. Entretanto, o alistamento eleitoral é facultativo para esse público e, mesmo com o título, esses jovens só poderão exercer o direito ao voto, ainda que de forma facultativa, caso tenham completado 16 anos antes do pleito.
Primeiro voto
O jovem Kauã da Silva Lopes, de 17 anos, realizou o alistamento eleitoral no início de 2024. Mesmo não sendo obrigatório, o estudante decidiu votar pela primeira vez nas eleições municipais de 2024.
— Acho que a área política é uma das mais importantes da sociedade. Decidi que queria votar porque quero poder participar elegendo um líder que represente os meus valores também — afirma Kauã.
Ele faz parte dos 430 eleitores de 17 anos do município contabilizados pelo TSE até julho. Destes, 225 são do sexo feminino e 205 masculino.
Por ser um assunto complexo, o jovem afirma ainda ter muito a aprender sobre política, mas a certeza é uma: o voto faz a diferença.
— De certo modo, meu voto vai influenciar na área política de Passo Fundo. É nisso o que acredito. É importante que os jovens se interessem em realizar o primeiro voto na minha idade, porque desta forma estaremos impondo o nosso modo de pensar e não deixaremos isso apenas na mão de pessoas da geração passada — finaliza o estudante.