Durante ação realizada na manhã desta sexta-feira (8), 600 litros de agrotóxicos ilegais foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-480, em Erechim, no norte do RS. Os 30 galões de 20 litros do Paraquat, herbicida proibido no Brasil, estavam no interior de dois carros.
O contrabando foi encontrado em um Gol com placas de Chapecó (SC), que era acompanhado por um Palio com placas de Dionísio Cerqueira (SC). Os três homens que transportavam os agrotóxicos ilegais foram presos pela PRF.
Eles são um gaúcho de 62 anos, um catarinense de 28 anos e um paranaense de 31 anos, que não tiveram as identidades divulgadas.
Além da prisão em flagrante, o gaúcho já responde a um inquérito junto à Polícia Judiciária Federal, enquanto o catarinense é processado por contrabando de venenos e cigarros. O paranaense, por sua vez, possui passagem na polícia por descaminho de vinhos.
O herbicida do tipo Paraquat é proibido no Brasil por causa dos riscos à saúde humana. Pesquisa apontam que o uso deste agrotóxico está relacionado ao desenvolvimento da doença de Parkinson, além de mutações genéticas que podem causar câncer.
Os 600 litros de Parquat, os três homens e os dois veículos foram encaminhados à Polícia Judiciária para confecção do flagrante.